COIMBRA,4 de Agosto de 2021

CHUC realizou o transplante hepático número 1500

15 de Julho 2021 Rádio Regional do Centro: CHUC realizou o transplante hepático número 1500

No mês em que se comemora o “Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação”, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou o transplante hepático nº 1500, a um doente do sexo masculino, 64 anos, que se encontra internado em período de pós-operatório.

Destes 1500 transplantes, 1220 foram realizados em receptores adultos e 280 em receptores pediátricos; e destes, 32 foram realizados com recurso a um dador vivo. Refira-se que o CHUC é, no País, o único centro de transplantação hepática em idade pediátrica.

A história de sucesso dos transplantes hepáticos iniciou-se neste hospital há 29 anos, em outubro de 1992, com o primeiro transplante hepático a ser realizado com êxito pelo Prof. A. Linhares Furtado. Desde então, foram introduzidas com sucesso técnicas diferenciadas na área da transplantação hepática, como: transplante sequencial, transplante com dador vivo, transplante com fígado reduzido e dividido, transplante hepático auxiliar, resseção hepática ex-vivo com auto-transplante, entre outras.

A actividade da transplantação resulta do trabalho de uma vasta equipa multidisciplinar, congregando diferentes especialidades médicas, cirúrgicas e laboratoriais, apoiada por um amplo leque de serviços clínicos e não clínicos e também por entidades externas ao CHUC.

Esta atividade requere um investimento permanente na aquisição, aplicação e desenvolvimento de técnicas e terapêuticas, com vista a melhorar os resultados e a reduzir a taxa de complicações, indo de encontro ao melhor estado da arte e padrões de qualidade internacionais.

No CHUC, o doente transplantado e/ou candidato a transplante, está colocado no centro do sistema com um apoio personalizado e constante na humanização dos cuidados. Refira-se também a importância que representa, nesta actividade, a renovação e a formação das equipas, enquanto agentes decisivos para garantir o futuro da transplantação com elevados padrões de qualidade.

O CHUC é Centro de Referência em Transplante Hepático desde 2015, com acreditação pelo Departamento de Qualidade da Direcção Geral da Saúde desde 2020.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM