O Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) executou, recentemente, um novo tratamento cirúrgico com HIPEC – quimioterapia intraperitoneal hipertérmica.
O procedimento foi realizado em uma doente com carcinomatose peritoneal por hepatocarcinoma e foi levado a cabo pela equipa cirúrgica liderada pelos cirurgiões, Miguel Fernandes e Marco Serodio.
Recorde-se que o Serviço de Cirurgia, liderado por José Guilherme Tralhão, deu início no passado mês de Maio a esta nova técnica, num doente com diagnóstico de carcinoma gástrico com metastização peritoneal o qual foi submetido a gastrectomia subtotal radical e peritonectomia com HIPEC.
A HIPEC pode constituir-se como um tratamento de eleição para o tratamento de diversos tumores peritoneais, permitindo aumentar a sobrevida dos doentes.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM