COIMBRA,16 de Abril de 2024

CHUC realiza curso de formação de médicos em cenário de guerra

9 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: CHUC realiza curso de formação de médicos em cenário de guerra

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realiza, amanhã (10), o curso “Advanced Critical Care Transfer Simulation Course”. Trata-se de uma formação realizada através de uma parceria entre o Centro de Simulação Biomédica (CSB) do CHUC e o Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos, cuja missão é melhorar o desempenho das equipas de resposta rápida ucrânianas, promovendo a melhoria do seu desempenho no transporte das vítimas de guerra entre o local da ocorrência e as unidades de saúde ou entre instituições hospitalares.

“Vamos formar médicos portugueses e luso-ucrânianos, que posteriormente transmitirão os conhecimentos adquiridos nesta formação a profissionais de saúde ucranianos, na Ucrânia ou Polónia. Tem a coordenação de Vítor Almeida, coordenador do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos e conta com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa e do INEM e formadores médicos do CHUC”, refere Mafalda Ramos Martins, directora do CSB do CHUC.

Mafalda Ramos Martins prossegue dando nota que “todos estes médicos em formação fizeram previamente um curso de formação em simulação, realizado no Centro de Simulação do CHUC, e um curso de TC3 (Technical Combat Casuality Care) com o objectivo de não só melhorarem as suas competências na abordagem de vítimas de guerra como para posterior formação de profissionais ucranianos”.

Refira-se que esta formação está a ser realizada num centro de referência nacional, o CSB do CHUC, onde as formações são realizadas com recurso a simuladores (manequins de alta tecnologia que simulam doentes reais) e pacientes simulados, o que permite uma experiência realista, com maior envolvência e mais eficácia na aquisição dos conhecimentos e das competências abordadas.

Esta acção, de elevado valor humanitário, tem ainda a parceria da Sociedade Europeia de Simulação (SES), representada pelo seu presidente e médico do CHUC, Francisco Maio Matos.

A sessão de encerramento do curso, terá lugar no CSB, pelas 17h30, e conta com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, do Presidente da SES, Francisco Maio Matos, do Conselho de Administração do CHUC, do Coordenador da Medicina de Catástrofe do Ministério da Saúde Ucraniana, Vitalyi Krylyuk e da directora do Centro de Simulação de Ternopil, da Ucrânia, Halyna Tsymbaliuk.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM