Vai ter lugar hoje (14), pelas 11h30h, nos Hospitais da Universidade de Coimbra-CHUC, uma sessão para assinalar a entrada em funcionamento do novo tomógrafo PET/CT (Tomografia por Emissão de Positrões/Tomografia Computadorizada), equipamento de Medicina Nuclear que permite a realização de exames de imagem funcional.
A sessão irá contar com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, do Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Carlos Robalo Cordeiro, do Presidente do Centro Académico Clínico de Coimbra, Joaquim Murta, do Coordenador da BIN (Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral), Miguel Castelo-Branco, do Director do ICNAS, Antero Abrunhosa, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Conselho Directivo do Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica do CHUC e da Directora do Serviço de Medicina Nuclear do CHUC, Gracinda Costa.
O tomógrafo PET/CT, agora instalado no CHUC, foi adquirido no âmbito da rede científica BIN. Para além de outros equipamentos, o projecto envolveu a aquisição de dois tomógrafos PET/CT, um vocacionado para a investigação médica que foi instalado no ICNAS e o outro, focado na vertente clínica, que foi instalado no CHUC. O investimento para o projecto ascendeu a vários milhões de euros, e foi co-financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Os dois tomógrafos PET/CT digitais, agora instalados, vão aproximar ainda mais o Hospital da Universidade, tendo como suporte o Centro Académico Clínico de Coimbra, permitindo, assim, uma colaboração mais profícua entre os profissionais de saúde e os investigadores.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM