A Comissão Directiva do Programa Regional do Centro (CENTRO 2030), em articulação com as Comunidades Intermunicipais da região, aprovou a abertura de um conjunto de concursos que mobilizam um total de 4,7 milhões de euros em fundos europeus. A iniciativa destina-se a apoiar investimentos de pequena dimensão por empresas dos sectores do comércio e dos serviços.
O objectivo destes apoios é reforçar o emprego, promover a modernização e a resiliência das economias locais e contribuir para as estratégias de dinamização da actividade comercial. Os concursos visam financiar pequenos projectos de investimento, até 50 mil euros, abrangendo a construção, reconstrução ou ampliação de estabelecimentos, bem como a modernização de máquinas e equipamentos, incluindo tecnológicos e informáticos.
As actividades económicas elegíveis concentram-se, sobretudo, em estabelecimentos de comércio e serviços de proximidade, cuja operação contribui para melhorar a qualidade de vida das populações e tem impacto positivo no ambiente urbano, particularmente nas áreas centrais e nas zonas históricas dos centros urbanos da região.
Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), “estes concursos procuram responder aos apelos de muitos representantes empresariais da região, que procuravam soluções de apoio para empresas dos sectores de comércio e serviços, frequentemente afastadas deste tipo de incentivos. Encaramos estes apoios também como um instrumento complementar às intervenções públicas de qualificação dos espaços urbanos das nossas cidades e vilas”.
O financiamento, enquadrado nos Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial assinados com as Comunidades Intermunicipais, insere-se nas medidas de apoio ao tecido empresarial através do Sistema de Incentivos de Base Territorial.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM