COIMBRA,16 de Junho de 2021

CEARTE participa em reunião Europeia sobre ‘Crafting Business’

22 de Fevereiro 2021 Rádio Regional do Centro: CEARTE participa em reunião Europeia sobre ‘Crafting Business’

Durante dois dias por vídeo conferencia, o CEARTE participa activamente na reunião internacional do projecto o “Crafting Business”, desenvolvido no âmbito do Crafting Europe apoiado pelo programa Europa Criativa.

O seminário conta com partilha de experiências e testemunhos quer de artesãos, quer de consultores de empreendedorismo e de inovação no artesanato de países tão distintos como: : Portugal, Espanha, Irlanda; Reino Unido, Holanda, Itália, Geórgia e Ucrânia.

Em representação do CEARTE e de Portugal apresentarão comunicações Ana Cristina Mendes, Directora Adjunta do Centro , membro da Direcção do Word Crafts Council Europe e coordenadora deste projecto, que vai dar conta do Apoio ao desenvolvimento do negócio que está a ser dado pelo CEARTE a um grupo de 20 artesãos e criativos portugueses que foram seleccionados de entre 60 candidaturas e estão a ser alvo de consultoria no para a criação e /ou desenvolvimento do seu negócio em diversas vertentes como o Marketing Digital; Business Angels; Design de Produto; Comercializar On-line; O Luxo; Cooperação no Sector e mercados internacionais.

Apresentará também a metodologia e alguns resultados já obtidos o consultor Miguel Gonçalves responsável operacional da Gesentrepeneur, especialista em Empreendedorismo sustentável e parceiro do CEARTE no projecto e a artesã e jovem empreendedora Marta Barros que está a ser apoiada pelo CEARTE, e que tem um percurso muito interessante: nasceu no Porto e aí viveu até aos 18 anos, altura em que se mudou para Lisboa para estudar Comunicação Social.

Trabalhou mais de 9 anos como produtora de TV e estava feliz, mas a experiência do trabalho manual despertaria seu interesse em ver o mundo além dos ecrãs de televisão.

Em 2016 começou a aprender macramé e é nesse ano que lança o seu projecto de artesanato para decoração.

A TEX-MB é hoje a sua principal ocupação e espera que o Crafting Business lhe traga mais ferramentas para a ajudar na gestão e desenvolvimento e levar ainda mais longe a sua marca.

Com este projecto o CEARTE pretende capacitar melhor os produtores e promotores de empresas artesanais, nestes tempos em que se verifica um crescente interesse pelo saber fazer tradicional, pela produção manual, pela sustentabilidade, pela economia circular, pelos produtos com identidade cultural, mas estética contemporânea.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM