COIMBRA,12 de Abril de 2024

CEARTE na corrida ao Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal

1 de Março 2018 Rádio Regional do Centro: CEARTE na corrida ao Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) encontra-se a participar no 43.º Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal, que decorre em Beja, até à próxima sexta-feira (2).

Sara de Lima Almeida, concorrente na profissão de serviço de restaurante-bar, é a jovem que representa o CEARTE na edição de 2018 do concurso, onde cerca de 350 jovens, apurados com base em elevados níveis de desempenho, concorrem em 40 profissões.

Do lado dos jurados, a excelência pedagógica do CEARTE é personificada por dois formadores na área de Turismo: Diana Jorge e Paulo Pereira, sendo este último presidente do júri e responsável pela elaboração das provas das diversas fases (pré-seleção, regional e nacional), bem como da organização e apoio logístico do campeonato.

O SkillsPortugal – Campeonatos das profissões é um evento da formação profissional e do mundo do trabalho, dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Neste evento, realizado a nível nacional, europeu e mundial, os jovens qualificados têm a oportunidade de competir entre si, numa diversidade de profissões, através da realização de um produto, bem ou serviço, com valor no mercado de trabalho, avaliado por especialistas altamente qualificados.

Estas competições, que se realizam desde 1950, enquadram-se no âmbito da WorldSkills, uma estrutura internacional que integra 77 países.

O campeão nacional apurado em cada uma das profissões a concurso assegurará a participação na 6.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro de 2018, na Hungria, e na 45.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar na Rússia, em Setembro de 2019.

Para o CEARTE, a participação no Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal constitui “um excelente contributo para estimular os jovens para a obtenção de uma qualificação profissional, tal como para valorizar o estatuto social da formação profissional, favorecendo o reconhecimento das vias profissionalizantes como alternativas de sucesso para a inserção no mercado de trabalho”.

Recorde-se que, nas últimas edições, o CEARTE conquistou medalhas na profissão em que concorre, tendo chegado mesmo a representar Portugal nas edições europeia e mundial do Campeonato das Profissões.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM