COIMBRA,5 de Março de 2024

CEARTE executa prémio para o Instituto Nacional de Reabilitação

6 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: CEARTE executa prémio para o Instituto Nacional de Reabilitação

O CEARTE criou, concebeu e executou nas suas oficinas a peça prestígio que foi entregue como prémio às entidades vencedoras do Prémio de “Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe” promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (https://www.inr.pt/engenheiro-jaime-filipe), que distingue projectos de concepção, produção e comercialização de produtos, equipamentos e tecnologias que promovam a inclusão e a participação das pessoas com deficiência na vida activa como agente de melhoria da sua qualidade de vida.
O Director do Centro, Luis Rocha, participou na cerimónia de entrega que decorreu em Lisboa, onde foram distinguidas as empresas/instituições e entregues os prémios, que este ano foram:
1º prémio: no valor de 10 mil euros, atribuído à Cooperativa de Formação e Animação Cultural COFAC com o projecto “educaçãoAcessível.pt” – é o resultado de uma parceria entre a Casa Pia de Lisboa, I.P. – CED Jacob Rodrigues Pereira e a Licenciatura em Videojogos da Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI), da Universidade Lusófona.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas e Helena Gonçalves, com o projecto “+sense: Wearable sensory biofeedback devices for motor impairments in Parkinson’s disease”e à Associação Fraunhofer Portugal Research, com o Projeto “O Campainhas”.
O prémio prestígio desenvolvido pelo CEARTE é uma Peça em cerâmica biscuit, concebida e executada nas oficinas de formação do Centro, acompanhada de embalagem em madeira também concebida especificamente para o efeito pelo CEARTE e executada na oficina tecnológica.
O Director do CEARTE referiu na ocasião que a “parceria do CEARTE acontece não só porque é a nossa responsabilidade social, não só porque “fica bem”, mas porque acreditamos muito, valorizamos e comungamos integralmente dos objectivos do INR com esta iniciativa. Esta parceria alinha com os objectivos do CEARTE de dar uma atenção especial aos públicos mais vulneráveis, mostrando simultaneamente a mais valia da produção artesanal de excelência ensinada e executada nas oficinas do Centro”.
Recordo que o CEARTE é um centro de formação de gestão participada do IEFP cuja entidade fundadora e parceira do IEFP é uma IPSS – a Cáritas Diocesana de Coimbra, pelo que está no nosso ADN e é uma das missões fundacionais do CEARTE a capacitação, a qualificação e o dar condições para a mudança de vida dos públicos mais desfavorecidos. Inclusive já ministramos formação especifica na área do artesanato na região do Pinhal Interior (Cestaria e Tecelagem) para pessoas com deficiência, há cerca de 20 anos, tendo hoje a grata satisfação de termos contribuído para a mudança nas suas vidas, pois alguns ainda hoje tem pequenas iniciativas de emprego nesta área. Sou testemunha, pela missão de Director do CEARTE, que a formação, a capacitação e a qualificação têm feito a diferença na vida de muitas destas pessoas e elogio muito o trabalho e a iniciativa do INR com este prémio, pelo que significa de consciencialização da sociedade civil e ao estímulo na produção de conhecimento nas diversas áreas relacionadas com a deficiência, com vista sempre à melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência.
Trata-se de um alerta para toda a sociedade, e tudo o que for feito neste domínio nunca é demais.”

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM