COIMBRA,18 de Abril de 2024

CEARTE concluiu curso de alfaiate

30 de Julho 2021 Rádio Regional do Centro: CEARTE concluiu curso de alfaiate

O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, de Coimbra, concluiu, esta sexta-feira, dia 30, o curso de formação profissional de alfaiate.

Trata-se de um dos poucos cursos existentes no país nesta área que, outrora teve grandes mestres, entrou em crise e, nos nossos dias, volta à ribalta graças à tendência de procura de peças personalizadas, feitas à mão e com elevada qualidade.

Ao longo de 250 horas de formação, inseridas na modalidade “Vida Activa”, os 16 formandos, já com conhecimentos de costura e de modelação, tiveram a oportunidade de adquirirem os conhecimentos e aptidões necessárias para trabalharem  por conta própria nesta área, ou com várias entidades do sector têxtil e da indústria de vestuário, desde ateliers de moda, gabinetes ou empresas de alfaiataria e de alta costura.

“Os formandos estiveram a aprender a arte verdadeira da costura, ou seja, tudo o que é manualmente feito, o que é o artesanato da costura”, referiu Joaquim Meira, alfaiate bem conhecido de Coimbra.

A par com o artista estiveram também a orientar Tiago Barreiros, estilista, que esteve no apoio à criação, e Fátima de Deus, formadora de costura e modelação.

Os alunos aprenderam a construir os moldes-base dos modelos, a executar o corte das peças e a sua confecção com todos os detalhes e técnicas que as tornam especiais.

“Foram 200 horas muito intensas em torno da aquisição de competências de construção e confecção de um casaco de homem, na perspectiva de alfaiataria tradicional e industrial”, afirmou Ana Cristina Mendes, directora-adjunta do CEARTE.

O alfaiate é hoje um profissional muito procurado por empresas de confecção de alta-costura, que investem cada vez mais na qualidade dos produtos que comercializam, como forma de se diferenciarem dos concorrentes das grandes produções em série.

Desta forma o CEARTE pretende continuar a apostar na formação de alfaiates e prevê a continuação de novos percursos nesta área.

“A nossa intenção é continuar com ofertas formativas de percursos, com duração como esta, mas que paulatinamente irão construir todo o percurso formativo de alfaiate” assegurou a directora-adjunta, prevendo que a partir de Setembro/Outubro voltem com um novo percurso.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM