COIMBRA,30 de Abril de 2025

CDU candidata deputada municipal Daniela Pinto à Câmara de Soure

20 de Março 2025 Rádio Regional do Centro: CDU candidata deputada municipal Daniela Pinto à Câmara de Soure

A actual deputada municipal e professora do ensino básico Daniela Pinto, de 45 anos, é a candidata da CDU à Câmara Municipal de Soure, anunciou aquela estrutura partidária.

A candidata da Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV (CDU) é professora de inglês no 1.º ciclo do ensino básico e delegada sindical do Sindicato de Professores da Região Centro, afecto à FENPROF (Federação Nacional de Professores).

Recentemente autora do livro infantil “A menina que sonhava ir à escola”, que “reflecte sobre a importância da escola na formação integral das pessoas”, Daniela Pinto é militante do PCP e pretende, com a sua candidatura camarária, “dar continuidade ao seu trabalho e inverter a situação de contínuo decréscimo populacional do concelho, defendendo uma estratégia de desenvolvimento que passe pela criação de novos empregos”.

Enquanto deputada municipal, a candidata “tem procurado dar voz aos problemas dos munícipes e abordado problemas relacionados com o urbanismo, ambiente e educação”, adianta a CDU.

Daniela Pinto assumiu ainda “um papel de relevo na defesa dos direitos dos animais”, tendo, segundo a CDU, “contribuído para que haja uma maior sensibilidade relativamente a este tema, com a aprovação do programa CED (captura esterilização e devolução) para gatos”.

Outros objectivos da candidatura passam por medidas que visem a construção de habitação a preços acessíveis às famílias, por melhores acessibilidades e pela existência de uma rede de transportes concelhios.

Nas próximas eleições autárquicas, a CDU pretende recuperar o mandato na vereação que alcançou em 2013 e 2017, mas que veio a perder no último escrutínio de 2021.

Nas últimas eleições, o PS venceu com maioria absoluta em Soure, com 45,04% dos votos (quatro mandatos), enquanto o PSD obteve três mandatos no executivo municipal (37,54%).

Para além da CDU, as eleições autárquicas deste ano em Soure contam já com dois anunciados regressos: o economista João Gouveia, de 65 anos, ex-presidente do Município eleito pelo PSD em 1993, 1997 e 2001, e duas pelo PS, em 2005 e 2009, será o candidato socialista, e o social-democrata Carlos Páscoa, gestor de empresas de 63 anos, que integrou por duas vezes o executivo municipal como vereador, lidera a candidatura do PSD.

Da área do PS, mas protagonizando uma candidatura independente (o movimento Soure – O novo ciclo) apresenta-se Rui Fernandes, arquitecto de 48 anos, que se desfiliou do partido após a nova comissão política concelhia socialista, eleita em Setembro de 2024, ter indigitado João Gouveia como candidato.

Rui Fernandes, quadro superior do Município há mais de 20 anos, é o actual chefe de gabinete do presidente Mário Nunes, que cumpre o terceiro e último mandato.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM