Arranca esta sexta-feira (17) e corre-se até domingo (19), em Castanheira de Pera mais edição do Ultra Trail Aldeias do Xisto (UTAX).
O evento, com organização do AXtrail e apoio do Município de Castanheira de Pera, tem um programa que inclui quatro provas de carácter competitivo, uma caminhada e dois eventos de carácter social (AXtrail Kids e AXtrail da Inclusão).
Se por um lado o circuito AXtrail Series vai para a sua 12ª edição, por outro o UTAX contará com a sua 8ª edição a percorrer trilhos únicos e mágicos na Serra da Lousã, e suas Aldeias do Xisto, “pretendendo voltar a superar expectativas dos atletas e seus acompanhantes, aliando o desporto, a natureza e o lazer de uma forma verdadeiramente única” revela a organização.
No total são quatro provas competitivas, no caso do UTAX correm-se 107 quilómetros, com um desnível positivo de 6.000 metros. No Trail Serra da Lousã (TSL) os atletas percorrem um percurso com 56 km, em desnível positivo de 3.000 metros. Com 30 quilómetros de distância corre-se o Trail do Xisto (TX). Para todos aqueles que se estão a iniciar na modalidade de trail running, a organização sugere o Mini Trail do Xisto (MTX), com 16 quilómetros. Para quem não tem tanta energia, mas gosta de uma boa caminhada, o Caminho do Xisto (CX) sugere um percurso de 7.5 km.
O evento conta ainda com uma prova de trail dedicada aos mais novos, com o “objectivo de promover a prática desportiva e o contacto com a natureza nas camadas mais jovens e simultaneamente de captar novos atletas para a modalidade do trail running”.
A organização promove ainda a quinta edição do AXtrail da Inclusão, evento, conta com a utilização da Joelette uma cadeira de todo-o-terreno mono-roda, que permite a prática de pedestrianismo e o acesso a áreas montanhosas ou com pisos irregulares, a todas as pessoas com mobilidade reduzida. Crianças ou adultos, mesmo aqueles que apresentam maior grau de dependência, podem desfrutar do contacto com a natureza, com o auxílio de dois ou mais acompanhantes. Do ponto de vista desportivo, “a joelette permite a qualquer pessoa com deficiência motora, sensorial ou mental participar numa competição desportiva, assumindo o papel principal, e percorrendo trilhos de outra forma inacessíveis”.
Segundo a organização, as equipas devem ser constituídas por um mínimo de três e máximo de cinco elementos: o passageiro (pessoa em situação de dependência) e dois a quatro acompanhantes (atletas, familiares ou amigos).
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM