COIMBRA,20 de Maio de 2022

Casa do Cinema de Coimbra com sessões para o público escolar

19 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: Casa do Cinema de Coimbra com sessões para o público escolar

A Casa do Cinema de Coimbra, a partir da sua programação regular, propõe algumas sessões de cinema para o público escolar. O objectivo prende-se por fazer com que estas sejam um complemento pedagógico e um incentivo à descoberta do cinema junto dos mais novos, e ao mesmo tempo promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e sensibilidade artística.

Nas próximas semanas vão decorrer exibições que retractam várias épocas da história nacional, desde as lutas liberais até à luta democrática da revolução de Abril, até figuras maiores da humanidade como Anne Frank.

Os grupos interessados poder-se-ão inscrever em caminhos.info/grupos beneficiando de condições especiais face ao público geral.

“Mudar de vida” – José Mário Branco, Vida e Obra, de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo (2013, Documentário, 115’, M/12) acontece na sexta-feira, dia 22, pelas 18h00, e é um documentário sobre a vida e obra do músico, compositor, poeta, actor, activista, cronista, produtor musical, José Mário Branco, um homem dos sete ofícios que usa as suas canções, cuja actualidade se mantém, como instrumento transformador da realidade. A rodagem começou em Abril de 2005 e durante sete anos passou por Portugal e França, por ensaios, gravações de discos, conversas e concertos. No filme José Mário Branco fala de música, das suas convicções, da sua geração, do Estado Novo, da guerra colonial, da sua prisão e exílio. Trata-se do retrato de um homem que marcou o panorama artístico e cultural português e para quem a cantiga foi [sempre] uma arma.

“Salgueiro Maia: O implicado”, de Sérgio Graciano (2022, Drama, 115’, M/12), será exibido dia 27, pelas 15h00, e constitui o primeiro retrato, a projectar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia, o anti-herói não ocasional, produto de uma formação académica e militar, foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida – se não tem morrido prematuramente aos 47 anos, teria agora 75.

Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, “Salgueiro Maia – O Implicado” retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril. As pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi.

Mais do que um docudrama, “Salgueiro Maia – O Implicado” é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida. Um filme que revela o outro lado de uma personagem mítica e que presta homenagem ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de Abril.

“A procura de Anne Frank”, de Ari Folman (2021, Animação, 99’, M/6), tem várias sessões, sendo a primeira no dia 12 de Maio, pelas 15h00, dia 13, às 18h00, dia 18, às 18h00, e dia 20, pelas 15h00.

O filme acompanha a vida de Kitty, a amiga imaginária a quem Anne Frank dedicou o seu diário. Adolescente impetuosa, Kitty ganha vida como que por magia na casa de Anne em Amesterdão, e parte numa busca incessante para encontrar Anne que acredita ainda estar viva nos dias de hoje. Ao mesmo tempo que Kitty fica chocada ao confrontar-se com o mundo moderno, ela também encontra o legado deixado por Anne Frank.

“A viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky (2021, Drama, 97’, M/14), agendado para quinta-feira, 19 de Maio, pelas 15h00, e dia 25, pelas 15h00.  No ano 1831, durante a travessia do Atlântico numa fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. Pedro vê-se doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e de uma pátria. Em busca de si mesmo.

O bilhete tem um preço de quatro euros por aluno. Os professores e monitores terão entrada gratuita. Na inscrição de 50 alunos aplicam-se condições especiais.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM