A Casa da Esquina, o Graal e o Banco de Tempo de Coimbra reúnem amanhã com candidatos à Câmara Municipal de Coimbra para lhes apresentarem a “Carta Aberta pelo Direito ao Lugar” e para ouvir estes actores políticos sobre as possibilidades de algumas das medidas propostas neste documento de posicionamento colectivo serem incorporadas nos programas eleitorais que irão apresentar.
Já confirmadas, em diferentes horários, estão as reuniões com José Manuel Silva, da Coligação Juntos Somos Coimbra com Francisco Queirós da CDU e com Jorge Gouveia Monteiro do Movimento Cidadãos por Coimbra. Confirmada também está a presença de Odete Isabel, mandatária da candidatura de Manuel Machado pelo PS.
A “Carta Aberta pelo Direito ao Lugar” foi elaborada por 42 organizações da sociedade civil do Centro do País e da Grande Lisboa, e foi já subscrita por mais de 900 pessoas individuais e colectivas. Esta carta parte do problema da perda de população residente nos centros das grandes cidades e nas zonas rurais e pretende suscitar um debate alargado sobre as razões que forçam as pessoas a prescindir de viver em lugares com que se identificam, a que se sentem ligadas e a que sentem que pertencem e propõe um vasto conjunto de medidas que protegem o direito ao lugar, em matérias tais como: habitação, mobilidade, integração e participação de grupos vulneráveis, emprego, espaços públicos e serviços de interesse geral.
A “Carta Aberta pelo Direito ao Lugar” foi elaborada no âmbito do projecto “LigAções”, promovido pelo consórcio Graal e FGS e financiado pelo programa EEAGrants Cidad@s Ativ@s, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM