COIMBRA,18 de Julho de 2024

Carnaval no coração do Dão em Canas de Senhorim e Nelas

8 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Carnaval no coração do Dão em Canas de Senhorim e Nelas

Os desfiles com cariz diferente estão marcados para os dias 11 e 13 de Fevereiro de 2024, e prometem muitas novidades, alegria, cor e brilho, experiências únicas de folia e diversão, com tradição secular em Canas de Senhorim e de largas décadas em Nelas.

Dois Carnavais singulares, quatro bairros, quatro corsos, centenas de foliões, carros alegóricos originais, muita música e criatividade tornam o Concelho de Nelas no epicentro da tradição carnavalesca, que têm como protagonistas a Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja e ADRC Cimo do Povo Nelas, em Nelas, e a ARC Paço e União Cultural e Recreativa do Rossio, em Canas de Senhorim, que de há uns meses a esta parte se encontram a preparar os desfiles e carros alegóricos, que prometem encantar e animar todos os presentes e visitantes.

Em Canas de Senhorim, a rivalidade entre o Paço e o Rossio é uma tradição que enche as ruas de cor e música, com marchas compostas por numerosos grupos de foliões, que dão vida a esta “rivalidade” e que culmina com o tradicional despique, na terça-feira de Entrudo, nas quatro esquinas da localidade, onde os foliões de cada bairro puxam pela sua música e canções. Fazem parte das tradições desta localidade, a “Segunda-feira das Velhas”, as noites, os pisões, as paneladas e as batatadas na quarta feira de cinzas com respectiva queima do entrudo.

Na Vila de Nelas, a Associação do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo assumem o protagonismo do Carnaval, com uma grande festa carnavalesca, muita alegria e foliões, que começa na Praça do
Município e se estende às ruas da vila de Nelas, ao ritmo de música brasileira, culminando em ambiente de festa e alegria, com a troca das rainhas dos dois bairros, na terça-feira de Entrudo. De
salientar ainda, a queima do Entrudo, na Quarta-Feira de Cinzas, realizada por cada uma das Associações envolvidas.

E porque a alegria não se resume aos corsos, as noites prometem muita música e animação, desafiando os foliões a dançarem ao ritmo de vários artistas e DJs, em Canas de Senhorim. Paço e o Rossio organizam as “Noites de Entrudo 2024” de 10 a 13 de Fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Canas de Senhorim, e convidam todos a estarem presentes.

O Carnaval no Coração do Dão, um dos principais cartazes turísticos do Concelho e região, com relevante riqueza patrimonial, paisagística, gastronomia e vinho, termalismo e hospitalidade própria das gentes do Concelho de Nelas, tem o apoio da Câmara Municipal de Nelas, este ano reforçado em mais 10.000 euros, que somando o apoio logístico, é de cerca de 75.000 euros.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM