COIMBRA,25 de Abril de 2024

Cáritas de Coimbra presta apoio a Comunidade Cigana

9 de Março 2021 Rádio Regional do Centro: Cáritas de Coimbra presta apoio a Comunidade Cigana

A Cáritas de Coimbra, através do Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, tem desenvolvido um trabalho de proximidade e acompanhamento ao estudo com a comunidade cigana da Leirosa, na Figueira da Foz.

A iniciativa consiste na orientação aos alunos de vários graus de ensino, com ou sem acesso virtual às plataformas que precisam de aceder, durante o período deste segundo confinamento.

Os alunos, com pouco apoio dos seus progenitores, recorrem ao Centro em busca de apoio e estratégias de aprendizagem para acompanhar as matérias que são leccionadas e de modo a que não fiquem para trás neste processo considerado difícil de acompanhar.

A Cáritas de Coimbra quis estar presente na vida desta comunidade, promovendo momentos de aprendizagem, diminuindo a desigualdade ou as dificuldades sentidas, e sem o necessário acompanhamento por parte dos pais.

Este trabalho está a ser feito em estreita articulação com o professor de cada disciplina e com os directores de turma, de modo a que ninguém fique para trás neste período de aprendizagem tão atípica.

Este processo foi iniciado no primeiro confinamento quando ainda estava em desenvolvimento a 7.ª Geração do Programa Escolhas, agora ainda à espera da aprovação da 8.ª geração. Apesar de estar a aguardar o resultado, a Cáritas de Coimbra não aguardou a chegada do mesmo e deu continuidade ao seu processo de acompanhamento e promoção do sucesso escolar das comunidades mais vulneráveis.

Diariamente estão disponíveis técnicos para apoio destas crianças e jovens no período da manhã, divididos por anos de escolaridade e segundo o horário de autoestudo ou aulas síncronas que é necessário apoiar na sua ligação à turma.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM