COIMBRA,15 de Junho de 2021

Cáritas de Coimbra partilha desafios/oportunidades do sector social na pandemia

30 de Novembro 2020 Rádio Regional do Centro: Cáritas de Coimbra partilha desafios/oportunidades do sector social na pandemia

Convidada pela Fi Group Portugal, Carina Dantas, da Cáritas de Coimbra, participou no dia 20 de Novembro numa videoconferência focada no tema Saúde 2021/2023: desafios e oportunidades de financiamento, partilhando as principais necessidades e desafios que surgiram no sector social causadas pela pandemia da covid-19, bem como as oportunidades para amenizar o impacto da mesma.

Fizeram também parte do painel de oradores: Isabel Rocha, pró-Reitora na Universidade Nova de Lisboa; Andreia Jesus, Funding Manager na Glintt; Patrícia Calado, National Contact Point for Health in Horizon 2020 e Marta Bento, Head of Strategic Planning and Innovation na CUF. A moderação ficou a cargo de António Valente, director Comercial na FI Group Portugal.

Segundo a Cáritas de Coimbra, Carina Dantas começou por relevar que a pandemia constitui uma oportunidade para tentar resolver os problemas que já existiam antes, mas que foram agora postos a descoberto. Considerou também a interligação que existe entre cuidados sociais e cuidados de saúde e de que forma não devem ser dissociados. Do ponto de vista da representante da instituição, deve ser feito um trabalho muito mais intenso na prevenção, que considera ser uma das principais necessidades actuais, não só na área da saúde mas também na social.

O tema das tecnologias ao serviço dos serviços sociais e de saúde foi também abordado na videoconferência, tendo Carina Dantas referido a problemática sobre a utilização dos dados da população e questões relacionadas com literacia digital, de saúde e actualmente a necessidade de maior literacia de dados.

Quando questionada sobre a aproximação das tecnologias ao mercado, Carina Dantas referiu o trabalho realizado na Cáritas de Coimbra relacionado com projectos de robótica, avatares, plataformas para utentes e cuidadores, nos cerca de 25 projectos, a maioria deles com alguma componente tecnológica em que a organização está a participar no momento.

“Também a SHAFE, Rede Europeia de Stakeholders, que se encontra a trabalhar com a ambição de chamar a atenção dos responsáveis políticos, organizações e cidadãos para a necessidade de um alinhamento entre a saúde, apoio social, ambientes amigáveis e as Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), tanto a nível de políticas como de financiamento, foi referida por Carina Dantas como um modelo importante de integração de diferentes stakeholders numa estratégia global de trabalho conjunto”, afirmou a Cáritas.

Os interessados podem assistir à videoconferência em  https://www.youtube.com/watch?v=XtrCnG5AuNw&feature=youtu.be.

Jornal Campeão das Províncias 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM