COIMBRA,17 de Julho de 2024

Cáritas Coimbra realça necessidade de prevenção do declínio cognitivo

14 de Março 2018 Rádio Regional do Centro: Cáritas Coimbra realça necessidade de prevenção do declínio cognitivo

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou no evento Reimagining Dementia Prevention and Care, no passado dia 9 de Março, às 14h00, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Carina Dantas, do Departamento de Inovação da Cáritas, debateu o papel dos cuidadores formais e informais no apoio a pessoas com demência, bem como as estratégias de intervenção da instituição na prestação de cuidados de reabilitação cognitiva e funcional, alertando para a escassez de recursos no apoio às diferentes tipologias de pessoas, em função do seu nível de dependência, realçando a necessidade de maior investimento na prevenção do declínio ao longo de todo o percurso de vida.

O objectivo deste workshop foi informar e debater um dos desafios mais prementes no cuidado aos mais velhos: a demência. São tão importantes as estratégias de prevenção da demência, como as soluções para melhor cuidar em fase avançada de doença.

De referir que o evento contou com a participação de parceiros internacionais do Projecto do EIT Health CARE Campus (Caregiving and Ageing Reimagined for Europe), que tem como objectivo melhorar os cuidados prestados aos mais velhos, aumentando o número de cuidadores formais (sobretudo entre os mais novos e pessoas desempregadas) e melhorando a qualidade dos cuidados prestados, através da definição de protocolos e de um programa de e-learning acessível e abrangente.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM