COIMBRA,24 de Maio de 2025

Capril da Serra do Bidoeiro inaugurado ontem em Vila Nova de Poiares

12 de Agosto 2022 Rádio Regional do Centro: Capril da Serra do Bidoeiro inaugurado ontem em Vila Nova de Poiares

O Capril da Serra do Bidoeiro, em Vila Nova de Poiares, foi inaugurado, ontem (11), pelas 17h00, numa cerimónia presidida por João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, e João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas.

No âmbito deste projecto que visa a criação de um rebanho de cabras serranas, promovido pela Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares em parceria com o Município de Vila Nova de Poiares, João Paulo Catarino garantiu que “o Governo acarinha e incentiva o projecto, frisando que gostaria de o ver replicado”.

O Secretário de Estado mostrou-se visivelmente satisfeito com o que viu no Capril e deixou clara a vontade de que seja “o início de um projecto-piloto para depois, se possível, ser aumentado na sua dimensão”. O espaço já está há algum tempo a funcionar e o rebanho conta com 60 cabeças de gado – já no local há cerca de 11 meses – querendo estender pelo menos para as 100, segundo um dos pastores responsáveis pelos animais.
João Miguel Henriques defendeu uma maior atenção e recursos por parte do Governo ao projecto das cabras serranas, salientando que “é necessário criar incentivos” para o programa, uma vez que a autarquia “tem feito um investimento muito grande para conseguir apoiar a implementação deste projecto no terreno”. Segundo o presidente, a cabra serrana – vulgarmente tratada por “cabra sapadora”, por afinidade à natureza da sua função – é de uma “importância extrema”, podendo contribuir activamente para o ordenamento do nosso território, para a sua protecção e até na prevenção de incêndios.

Para uma maior sustentabilidade do projecto, está prevista a rentabilização dos subprodutos existentes, nomeadamente a carne e o leite. A autarquia mostrou ainda querer, em pouco tempo, encontrar um parceiro privado para desenvolver uma queijaria no concelho para aproveitar o leite daquele rebanho e não só, também de outros produtos concelhios.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM