A INOVA-EM, empresa responsável pela gestão de resíduos no concelho de Cantanhede, comemora dois anos do seu circuito itinerante, o Ecocentro Móvel, revelando um aumento na recolha de resíduos em comparação com o ano de 2022.
Iniciado em Dezembro de 2021, este projecto visa implementar novos fluxos de resíduos de pequena dimensão, tornando-se uma iniciativa essencial para envolver e servir a população local. Durante duas semanas, o Ecocentro Móvel permanece em várias freguesias do concelho, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de descartar de forma consciente diversos tipos de resíduos.
No balanço do último ano, a INOVA-EM destaca um aumento de quase meia tonelada na quantidade total de resíduos recolhidos. Têxteis, livros, revistas, pequenos domésticos e cápsulas de café destacam-se entre os itens mais entregues.
As freguesias que mais se destacaram foram a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, com 1,5 toneladas e a Freguesia da Tocha, com 1 tonelada, registando as maiores quantidades de resíduos recolhidos. Além disso, a União das Freguesias de Portunhos e Outil, a Freguesia de Murtede e a Freguesia de Ançã também tiveram aumentos significativos, atingindo uma média de 400kg recolhidos. A Freguesia de Febres surpreendeu ao duplicar o registo comparativamente a 2022, atingindo os 682kg de resíduos recolhidos.
Ao longo de 2023, o Ecocentro Móvel contribuiu para a recolha de mais de 6,5 toneladas de resíduos urbanos recicláveis, consolidando um balanço positivo. Todos os materiais recolhidos foram encaminhados para postos de valorização e tratamento adequados, garantindo a efectiva sustentabilidade do projecto.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM