COIMBRA,19 de Abril de 2024

Cantanhede inicia acções de manutenção das faixas de gestão de combustível

20 de Maio 2022 Rádio Regional do Centro: Cantanhede inicia acções de manutenção das faixas de gestão de combustível

A Câmara Municipal de Cantanhede começa, na segunda-feira, com acções de manutenção das faixas de gestão de combustível em troços da rede viária florestal, com o objectivo de reduzir a propagação de incêndio rural.

A intervenção vai ser realizada em consonância com o planeamento prévio definido pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) vigente.

O Município de Cantanhede pretende “reduzir os factores que favorecem a ocorrência e a propagação dos incêndios rurais”, promovendo dessa forma “uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho”.

Os trabalhos vão iniciar-se na estrada que liga Barracão a Febres, na freguesia de Febres, seguindo-se a estrada Rua de Aveiro, antiga estrada nacional (EN) 335, que abrange a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e União de Freguesias de Covões e Camarneira.

Trata-se de uma intervenção de manutenção da faixa de gestão de combustível em troços da rede viária florestal municipal já executada anteriormente, “numa faixa lateral de terreno confinante numa largura não inferior a 10 metros”, adiantou aquele município do distrito de Coimbra.

A acção vai estender-se às restantes freguesias do concelho, num total de 125 hectares de área a intervencionar.

Esses trabalhos obedecem a “princípios de sustentabilidade e boas práticas florestais, orientadas consoante as características do terreno, e têm com principal fundamento reduzir o perigo de incêndio rural, protegendo assim pessoas e bens”.

A protecção obtém-se através de uma “redução da carga de combustível presente nas faixas de gestão de combustível associadas à rede viária florestal e zonas industriais, criando descontinuidade horizontal e vertical dos combustíveis, servindo como linha de defesa, facilitando assim a movimentação das equipas de combate e protegendo também a aproximação dos incêndios aos espaços urbanos”, concluiu.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM