COIMBRA,17 de Julho de 2024

Cantanhede: Festival do Leitão durante quatro dias nos Covões

11 de Agosto 2023 Rádio Regional do Centro: Cantanhede: Festival do Leitão durante quatro dias nos Covões

Fernando Veríssimo, Asdrúbal Torres, Helena Teodósio, Paulo Oliveira, Nuno Caldeira e João Carvalho

 

De amanhã (dia 12) ao feriado de terça-feira (15 de Agosto) realiza-se a 27.ª edição do Festival do Leitão dos Covões, uma iniciativa gastronómica e de animação que já é uma referência no concelho de Cantanhede, atraindo visitantes do distrito de Coimbra, da região Centro e até de vários pontos do país e do estrangeiro.

Organizada pela PRODESCO-ADC no Pavilhão de Covões, os que ali acorrerem têm a garantia de apreciarem o leitão assado, mas também outras iguarias feitas com com o leitão, como a bôla, o folhado, os rissóis, a cabidela, a feijoada e, este ano, uma inovação: a canja de leitão.

Paulo Oliveira, presidente da Direcção da PRODESCO – Associação Desportiva de Covões, deu conta na apresentação do evento, terça-feira, no Museu da Pedra, em Cantanhede, que o Festival do Leitão é apoiado por 50 voluntários para que “se mantenha a qualidade desta referência gastronómica”, a qual tem nesta edição mais um dia e um novo período de funcionamento para que tudo decorra ainda melhor.

No sábado (12) e na segunda-feira (dia 14) o Festival do Leitão será apenas ao jantar (19h00), enquanto que no domingo (13) e na terça-feira (15) realiza-se à hora de almoço (12h00). Enquanto no interior do pavilhão os comensais terão música ambiente e até a presença de um saxofonista, no exterior não faltará a animação nocturna com a Filarmónica dos Covões e Djs, com as crianças a disporem também de entretenimento.

O dirigente associativo destacou, ainda, o apoio dado pela União de Freguesias de Covões e Camarneira, pela Câmara Municipal, bem como a presença da Adega Cooperativa de Cantanhede com os espumantes e os vinhos premiados. Já o presidente da Junta da UF, Asdrúbal Torres, lamentou que estejam a desaparecer os assadores e os bons criadores de leitões, com a diminuição da qualidade das carcaças, o que pode colocar em risco a continuidade do tradicional leitão dos Covões.

Depois da grande iniciativa que é a Expofacic, que atraiu mais de 400 mil pessoas a Cantanhede, este concelho não dá tréguas e avança já o Festival do Leitão, como assinalou a presidente da Câmara Municipal. Helena Teodósio destacou que esta iniciativa é o exemplo de mais um evento gastronómico que não só promove os produtos diferenciadores e de referência deste território, como atrai visitantes, contribuindo para a dinâmica económica das freguesias e do concelho.

A autarca sublinhou, ainda, os 30 festivais gastronómicos que existem no município de Cantanhede ao longo do ano, para realçar o dinamismo do associativismo que promove tão grande número de iniciativas, assim como a diversidade deste concelho, que cruza a Gândara com a Bairrada e o Baixo Mondego.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM