COIMBRA,16 de Abril de 2024

Cantanhede: Exposição resgata a auto-estima de mulheres com vidas desafiantes

7 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: Cantanhede: Exposição resgata a auto-estima de mulheres com vidas desafiantes

“+Mulher” é o título da exposição de Dai Moraes, que estará patente a partir de 13 de Outubro e até 17 de Novembro na Praça Marquês de Marialva, no âmbito da segunda edição do PHOTOfest Cantanhede.

Com esta mostra, a fotógrafa pretende resgatar a autoestima de mulheres com histórias de vida desafiantes. No fundo, empoderar as mulheres e fazer com que elas se sintam bem para que, através das fotografias, possam empoderar outras mulheres.

Especialista em sessões femininas Boudoir – termo francês que se refere ao camarim privado de uma mulher, ou seja, a uma postura intimista -, Dai Moraes considera importante a conexão com a mulher retratada, para que esta se veja com mais amor e carinho. Por isso, defende que a fotografia Boudoir é ferramenta essencial para o resgate da auto-estima.

“+ Mulher” teve a sua primeira edição no Rio de Janeiro em 2013 e a segunda edição em 2019 realizou-se simultaneamente no Rio de Janeiro e Lisboa, dedicadas exclusivamente à temática do cancro feminino.

Agora, a autora decidiu alargar o universo de participantes e fazer reflectir através das suas fotografias em grande formato todo o tipo de histórias desafiantes que deixam marcas nos corpos e nas vidas de mulheres das mais variadas idades, nacionalidades ou etnias.

Esta mostra fotográfica é complementada com uma componente multimédia, com vídeos de Joana Mouta, que trabalhou em televisão, na área da informação e lifestyle, mas que desde sempre produziu vídeos mais ligados às emoções.

Convidada pela Dai Moraes a entrar nesta edição do “+Mulher”, conta um pouco da história de cada uma destas mulheres retratadas em vídeo.

No âmbito da segunda edição do PHOTOfest Cantanhede, Dai Moraes orientará uma masterclass sobre “Retrato Feminino – direcção fotográfica e sensibilidade”.

A sessão decorre a 15 de Outubro, no Museu da Pedra, entre as 10h00 e as 13h00, e tem um custo de 35 euros (para associados da Associação fotografARTE) e 45 euros (público em geral).

Nesta masterclass, o foco incide no resgate da auto-estima da mulher em geral e das que enfrentam vidas mais difíceis em particular. Na sessão, Dai Moraes falará sobre os motivos das mulheres quando procuram o serviço de fotografia, ajudará a orientar as poses da melhor forma possível de acordo com cada biótipo, a utilizar a sessão fotográfica como ferramenta para o resgate da auto-estima da mulher, além de outros assuntos.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM