A cidade de Paredes foi o palco da cerimónia de entrega dos galardões às escolas que, no ano lectivo de 2024/2025, desenvolveram a sua actividade no âmbito do programa Eco-Escolas. O Município de Cantanhede voltou a estar em plano de destaque, ao ver distinguidos os Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Gândara-Mar como Eco-Agrupamentos, além de 19 estabelecimentos de ensino galardoados.
Em representação do Município de Cantanhede estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso; os directores dos agrupamentos de escolas João Gomes (Gândara-Mar), acompanhado da coordenadora do projecto Isabel Roque, e José Soares (Lima-de-Faria), acompanhado da subdirectora Anabela Veloso e do director-adjunto Pedro Chorosa; a directora técnica da PRODECO, Guida Jerónimo, acompanhada da educadora coordenadora Anabela Miranda; os professores coordenadores da Academia de Música de Cantanhede, Susana Ferreira e Rafael, e ainda Emília Pimental, do Gabinete de Educação Ambiental do Município.
Na ocasião, Pedro Cardoso sublinhou a relevância do modelo de cooperação entre as autarquias e as instituições de ensino em que assenta o programa, congratulando-se com “o trabalho notável que as instituições educativas desenvolveram em termos de educação ambiental, uma dimensão importante da educação para a cidadania e formação das novas gerações”.
Ainda segundo o autarca, estas distinções “são ainda mais relevantes por se tratar do maior programa de educação ambiental do mundo”. Paralelamente, destacou que se trata “do reconhecimento do empenho no desenvolvimento de actividades de sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, verdadeiramente inspiradoras da mudança e promotoras de comportamentos responsáveis e de uma participação activa na comunidade”.
O galardão de Eco-Agrupamento foi atribuído aos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Gândara-Mar, enquanto a Câmara Municipal de Cantanhede viu reconhecida a sua participação enquanto Município Parceiro, apoiando os 19 estabelecimentos de ensino galardoados: EB Cantanhede-Sul, Escola Técnico Profissional de Cantanhede, PROVIDA – Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha, PRODECO – Progresso e Desenvolvimento dos Covões, EB/JI da Tocha, EB da Gesteira, EB da Sanguinheira, Jardim de Infância da Sanguinheira, EB 2,3 João Garcia Bacelar, EB/JI de Febres, EB de Covões, EB/JI de São Caetano, EB/JI de Vilamar, Jardim de Infância do Corticeiro de Cima, EB do Corticeiro de Cima, EB 2,3 Carlos de Oliveira e Escola Secundária Lima-de-Faria.
Pela primeira vez, foram ainda galardoadas a Academia de Música de Cantanhede e a Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede.
De referir que o Município de Cantanhede conquistou o 3.º lugar no desafio “Muros com Vida”, resultado da estratégia implementada pelo Gabinete de Educação Ambiental, que colabora com as Eco-Escolas do concelho em acções orientadas por técnicos municipais das diferentes unidades orgânicas.
Por seu lado, a Escola EB 2,3 João Garcia Bacelar foi distinguida com o 1.º prémio no Concurso Eco-Trilho, centrado no trabalho de campo e nas vivências em espaços exteriores, em linha com os temas do ano Eco-Escolas: Biodiversidade, Geodiversidade (Preservar e Regenerar) e Espaços Exteriores. O projecto implicou ainda um trabalho de investigação, interpretação e conhecimento do território da freguesia, abordando o património ambiental, social e cultural, com recurso a plataformas digitais.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM