COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Cantanhede convida à descoberta da Casa Gandareza

18 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Cantanhede convida à descoberta da Casa Gandareza

No próximo dia 27 de Janeiro, os serviços de Turismo da Câmara Municipal de Cantanhede convidam a comunidade a explorar os “Encantos da Gândara – a Casa, as Tradições e os Costumes” numa visita guiada à freguesia de Sanguinheira.

A participação neste evento cultural é gratuita, mas exige uma inscrição prévia, que pode ser efectuada através do preenchimento do formulário disponível no site da autarquia, pelo contacto telefónico 231 410 155 ou directamente no Posto de Turismo de Cantanhede.

O ponto de encontro está marcado para o parque de estacionamento da Biblioteca Municipal de Cantanhede, com o autocarro a partir às 14h30 em direcção à Quinta do Escoural – Casa Gandareza. Durante esta viagem, os participantes terão a oportunidade de mergulhar na história, património e cultura da região, contando com o testemunho dos proprietários deste espaço rural e a participação especial do Grupo Folclórico de Sanguinheira.

Esta iniciativa enquadra-se no projecto “Visitas ao Património,” iniciado no Verão de 2022, promovido pelo Município de Cantanhede através do seu serviço de Turismo. Ao longo do projecto, centenas de pessoas já participaram numa verdadeira experiência cultural, explorando elementos materiais e imateriais que moldam a identidade do concelho.

Entre os locais já visitados incluem-se o Museu da Pedra, o CIAX – Centro de Interpretação de Arte-Xávega, a Praia da Tocha, a vila histórica de Ançã, o Monumento Nacional da Varziela, o Museu Etnográfico do Rancho Regional “Os Esticadinhos”, a Igreja da Tocha e o Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais.

Os participantes também tiveram a oportunidade de explorar o Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã, a Igreja de Ançã, a Capela de Santo Amaro (Cadima), a Casa António Fragoso e a Capela de S. Tomé na Pocariça, a Casa Carlos de Oliveira em Febres, o Ateliê de Ourivesaria de Fernando Rato em Vilamar, os Fornos da Cal e Moinhos de Cadima, além de vivenciarem experiências, como a demolha do tremoço, a empa da vinha e o contacto com a realidade dos produtores de vinho do Terroir Cantanhede.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM