COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Cantanhede combina gastronomia com jazz

6 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Cantanhede combina gastronomia com jazz

Vão ser cinco dias imperdíveis em Cantanhede. A feira de gastronomia e artesanato “Tapas & Papas”, que inicia já esta quarta-feira, 7 de Junho, é complementada este ano com o Happy Jazz Day – Dixieland Cantanhede, que no próximo dia 10 de Junho, traz as peculiares sonoridades do Dixieland às ruas da cidade. Em paralelo, decorre a primeira edição do festival Street Gaming Cantanhede que reunirá adeptos de videojogos de todo país.
A “Tapas & Papas” decorre entre 7 a 11 de Junho, no jardim municipal contíguo à Praça Marquês de Marialva e visa divulgar e promover duas vertentes ancestrais da cultura local: a gastronomia e o artesanato. Esta mostra é proporcionada por 18 artesãos da freguesia, com trabalhos em cerâmica, ferro, madeira, vime, couro, pintura, trabalhos decorativos e afins, resultando num certame promocional e difusor de mesteres, artifícios e tradições que se vão perdendo no tempo.
Na vertente gastronómica, o evento conta com a apresentação de sabores e aromas da região, que as colectividades da freguesia se aprumam a levar à mesa os apreciados petiscos da rica tradição culinária da Bairrada e da Gândara.
O programa de animação musical e cultural também é diversificado, com insufláveis, música, dança, cinema e folclore, com a presença de bandas filarmónicas e grupos emergentes.
No sábado, chega o Happy Jazz Day, que traz às ruas de Cantanhede as alegres melodias e os contagiantes ritmos do Dixie, que não deixam ninguém indiferente.

“Tendo em conta o carácter bienal, o Município não quis deixar de celebrar este ano o grande Festival Internacional Dixieland, com um dia especial dedicado a este evento de grande alcance cultural e artístico que, além de ser único em Portugal, possui características distintivas e suscita o maior interesse junto de públicos diferenciados, razão pela qual irá atrair muitos visitantes”, explica o vice-presidente do Município, que adianta: “a expectativa é enorme, pois desde o primeiro ano em que Cantanhede organizou o Festival Internacional de Dixieland, este tem vindo a reunir mais gente e a conquistar novos públicos”.
Cantanhede recebe cinco bandas (quatro nacionais e uma formação oriunda de Bolonha, Itália), cujos sons se farão ouvir logo pela manhã em diversos pontos e artérias da cidade, juntando-se todos na Praça Marquês de Marialva.
No período da tarde, serão as praias concelhias e a Piscina Natural de Ançã a notar a sua marcante presença, levando a Ançã, Cadima (Olhos da Fervença), Ourentã (Sete Fontes) e Tocha (Praia da Tocha) as sonoridades vibrantes do jazz de rua.
O dia termina com a apresentação em palco das bandas Seven Dixie, Xaral’s Dixie, Roaring Emily Jazz Band e a icónica formação Dixie Gang. Este momento terá lugar no jardim da Praça Marquês de Marialva, no centro da cidade.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM