COIMBRA,18 de Setembro de 2021

Cantanhede: Casa cheia para receber Jacinta e Ensemble Sinfónico

14 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Cantanhede: Casa cheia para receber Jacinta e Ensemble Sinfónico

Cerca de três centenas de pessoas assistiram na passada sexta-feira (10), ao espectáculo da cantora de jazz Jacinta, que decorreu no Multiusos de Febres. A cantora internacional apresentou-se em palco acompanhada pelo Ensemble Sinfónico, orquestra formada por músicos da Phylarmónica Ançanense, Filarmónica Marialva de Cantanhede, Filarmónica de Covões e da Associação Musical da Pocariça, juntamente com músicos oriundos de 14 bandas dos concelhos da Figueira da Foz e de Soure, perfazendo um total de 90.

Tratou-se do primeiro espectáculo que a artista realizou no âmbito do “HAPPY JAZZ – A Música que nos Une” e que foi replicado no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz e na Praça da República de Soure, nos dias 11 e 12 de Setembro, respectivamente.

Num concerto que contou com grande afluência de público, primou pelo escrupuloso cumprimento das regras emanadas pela Direcção-Geral da Saúde, no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, designadamente o uso obrigatório de máscara, controlo de temperatura na entrada e orientação ordenada no processo de entrada e saída sob orientação de elementos da organização.

Recorde-se que o Ensemble Sinfónico é uma das vertentes do projecto concebido no âmbito de uma candidatura à “Programação Cultural em Rede”, que tem como principal objectivo promover o desenvolvimento artístico dos instrumentistas no campo do jazz, com a realização de um estágio intensivo que decorreu de 6 a 10 de setembro, sob a direcção do maestro Claus Nymark.

Os espectáculos que se realizaram nos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz e Soure com a cantora Jacinta representam o culminar deste marco constituinte do projecto, que contemplou a preparação de um programa com arranjos musicais realizados para o efeito pelo músico, compositor e arranjador Rodrigo Neves. Um dos momentos altos do evento foi a estreia mundial de “Jazz Roots”, tema encomendado no âmbito do “HAPPY JAZZ – A Música que nos Une” a César Cardoso, compositor de referência nacional que é também responsável pela orquestração em formato sinfónico.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM