COIMBRA,21 de Junho de 2021

Cantanhede aprova protocolo de vacinação de idosos

26 de Outubro 2020 Rádio Regional do Centro: Cantanhede aprova protocolo de vacinação de idosos

A Câmara Municipal de Cantanhede, na sua reunião de Executivo de 20 de Outubro, aprovou, por unanimidade, um protocolo com a Dignitude para dar cumprimento ao plano nacional de vacinação aos idosos do concelho, num investimento de 4 500 euros.

Em Março de 2020, a Associação Dignitude deu início à Emergência abem “covid-19”, com o objectivo de proteger os seus beneficiários e apoiar no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde às pessoas que ficaram em situação de carência súbita devido à crise económica que se instalou, auxiliando ainda cidadãos de grupos de risco no acesso aos medicamentos hospitalares em casa ou numa farmácia perto do seu domicílio, preservando, assim, a sua saúde e cumprindo as regras de confinamento impostas.

Com o número de infectados a crescer no país, assim como no concelho de Cantanhede, perspectiva-se no imediato uma situação ainda mais gravosa, pois à pandemia da covid-19 irá juntar-se a gripe sazonal.

Com o objectivo de proteger os mais vulneráveis de forma reforçada e de actuar a nível preventivo, a Associação Dignitude vai alargar a resposta da Emergência abem “covid-19” permitindo vacinar os maiores de 65 anos nas farmácias.

“Neste contexto foi criado o Programa “Vacinação SNS Local” para proteger a população com mais de 65 anos, que desta forma, poderá vacinar-se gratuitamente numa farmácia da sua preferência, à semelhança do que acontece nos centros de saúde”, referiu Célia Simões, vereadora com o pelouro da Saúde, frisando que “para o efeito, estabeleceu-se uma parceria em que o Ministério da Saúde fornece as doses da vacina contra a gripe sazonal, que serão administradas nas farmácias que aderirem a esta iniciativa (e que cumpram os necessários critérios técnicos), suportando o município 90 por cento do preço da administração da vacina até ao valor máximo de 2,25 euros por acto”.

Com a adesão a esta iniciativa, o Município de Cantanhede garante a reserva de 2 000 doses da vacina contra a gripe sazonal, a serem distribuídas pelas farmácias do concelho, permitindo, assim, que 2 000 munícipes com mais de 65 anos sejam vacinados de forma gratuita, garantindo-lhes a protecção possível contra mais esta ameaça.

As farmácias aderentes são: Neves Suc. (Ançã), Carolino (Ançã), Garcia Secades (Cadima), S. Damião (Cordinhã), Castanheira (Febres), Central (Murtede), Salutis (Tocha), Elísio Andrade (Tocha), Seixo (Cantanhede), Cruz (Cantanhede), Central (Cantanhede), Miraldo (Covões) e Varela Moreira (Sepins).

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM