No concurso para eleger a “Árvore do Ano” de Portugal, a canforeira de Bencanta, localizada na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e com 167 anos, conseguiu conquistar o terceiro lugar.
Com 1 252 votos, a ‘Canforeira de Bencanta’ é a “maior de Portugal e muito possivelmente da Europa, com 28 metros de altura e um perímetro de tronco de nove metros”, revela a nota explicativa do concurso.
“Com umas dimensões notáveis, constitui uma referência na paisagem para quem viaja de comboio vindo do Sul. A cidade do Mondego e dos estudantes é anunciada por este magnífico exemplar que terá chegado à Europa depois da Rota do Cabo ter permitido a introdução de novos produtos como o chá, o café, o tabaco, a canela, e claro está da cânfora”, pode ler-se na página do concurso.
Esta canforeira foi submetida ao concurso por Raquel Lopes.
Em primeiro lugar, com 1 851, ficou o “Castanheiro de Vales”, com 1 000 anos e situado em Vila Pouca de Aguiar; já na segunda posição ficou a árvore mais antiga de Portugal – “Oliveira do Mouchão”-, com 3 350 anos e situada em Abrantes, com 1 494 votos.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM