COIMBRA,1 de Março de 2024

Candidatura aprovada para novo Centro de Recolha Animal de Montemor-o-Velho

16 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Candidatura aprovada para novo Centro de Recolha Animal de Montemor-o-Velho

O Município de Montemor-o-Velho viu aprovada a candidatura submetida ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a construção de um novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC).

O objectivo do novo espaço, que conta com financiamento de cerca de 120 mil euros, passa por melhorar as condições dos animais errantes, vadios ou abandonados, contribuindo também para o controlo da reprodução e respectiva diminuição destes animais na via pública.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, este é mais um sinal de que “o Município continua atento a esta problemática” e, simultaneamente, “uma prova da eficiência dos serviços municipais na realização de candidaturas consistentes e oportunas, tendo em vista o acesso a janelas de financiamento e a concretização de projectos relevantes nas mais diversas áreas”.

O novo Centro de Recolha Animal terá capacidade para cerca de 70 animais e contará com boxes para cães, gatos e outros animais, celas de isolamento, maternidade, sala para esterilização/tratamentos, espaços de recreio para os animais, abrigos para gatos, espaços para armazenagem de alimento/rações e equipamentos diversos. A estrutura contribuirá ainda para agilizar os processos de desparasitação, vacinação, identificação electrónica, registo na base de dados nacional SIAC, emissão do boletim sanitário e esterilização dos animais adoptados e implementação de programas CED de gatos assilvestrados.

Após a aprovação da candidatura, submetida ao programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia (CRO) e de instalações das associações zoófilas (IAZ), o Município dispõe de 4 meses para apresentar o projecto ao ICNF, e, posteriormente, está estabelecido o prazo de um ano para a construção das instalações.

Recorde-se que ao longo dos últimos anos, no âmbito da promoção da Saúde Pública e da Saúde Animal, o Município de Montemor-o-Velho tem desenvolvido diversas acções, destacando-se as campanhas de esterilização de animais, identificação electrónica e promoção da adopção responsável.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM