COIMBRA,18 de Julho de 2024

Câmara Municipal e Universidade de Coimbra assinam protocolo de cooperação

18 de Junho 2024 Rádio Regional do Centro: Câmara Municipal e Universidade de Coimbra assinam protocolo de cooperação

© UC | DCOM

A Câmara Municipal (CMC) e a Universidade de Coimbra (UC) celebraram no dia 18 de Junho um protocolo de cooperação entre o Arquivo Municipal de Coimbra (AMC) e o Departamento de Arquitectura (DArq) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Este acordo visa a preservação da memória e a produção de conhecimento nos domínios da arquitectura e do urbanismo da cidade e da região de Coimbra. O contrato interadministrativo foi assinado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, durante uma cerimónia que decorreu no Colégio das Artes.

A parceria entre o AMC e o DArq tem como objectivo principal a criação de um Centro de Informação e de Investigação de Arquitectura de Coimbra (CIIAC). Através deste centro, as duas entidades irão identificar, tratar, disponibilizar e difundir conteúdos informacionais de diversas formas. Além disso, o CIIAC pretende promover os trabalhos de arquitectura e de urbanismo que marcaram a região Centro até à actualidade, contribuindo para o surgimento de uma nova centralidade no País.

Outro benefício desta cooperação é a partilha de informação entre as instituições. Alunos e investigadores da UC terão acesso a documentos técnicos da Câmara Municipal, que servirão de apoio na criação de conhecimento. O AMC, por sua vez, compromete-se a tratar arquivisticamente e a difundir digitalmente acervos documentais cedidos ao DArq, relativos a arquitectos e urbanistas de renome, como Étienne de Gröer, Vasco Cunha e Carlos de Almeida, cujo trabalho tem um grande impacto na cidade e na região, estendendo-se também ao território nacional.

A parceria também prevê a implementação de uma política conjunta para a recolha de novos acervos documentais, promovendo a sua difusão a nível internacional. Estão ainda planeadas candidaturas conjuntas a programas nacionais ou europeus de financiamento para projectos de difusão, bem como a co organização de actividades culturais, artísticas e científicas, como exposições, conferências e publicações sobre arquitectura e urbanismo, especialmente da região Centro.

“Acredito que será uma parceria frutuosa tanto para o nosso Departamento de Arquitectura como para o Arquivo Municipal, contribuindo para o bem comum, promovendo a reflexão sobre o passado, presente e futuro da arquitectura e do urbanismo da cidade e da região”, afirmou o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O presidente da CMC, José Manuel Silva, acrescentou: “Associar, mais uma vez, o Município de Coimbra e a Universidade de Coimbra e poder trabalhar em conjunto é um estimulante desafio e uma relevante oportunidade que vai, certamente, contribuir para a preservação da memória da arquitectura e do urbanismo da cidade e da região”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM