COIMBRA,8 de Novembro de 2024

Câmara de Penela e Misericórdia formalizam protocolo para utilização gratuita da piscina

25 de Outubro 2024 Rádio Regional do Centro: Câmara de Penela e Misericórdia formalizam protocolo para utilização gratuita da piscina

A Câmara Municipal de Penela e a Santa Casa da Misericórdia de Penela formalizaram hoje, dia 25 de Outubro, um protocolo que prevê a utilização gratuita da piscina municipal para sessões de hidrocinesioterapia destinada aos utentes e ministrada por técnicos da unidade de Medicina Física e Reabilitação desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

O presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penela, Fernando Antunes, assinaram, ao início da tarde de hoje, um protocolo de colaboração que prevê a utilização gratuita da piscina municipal para a realização de sessões de hidrocinesioterapia. Desta forma, os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Penela vão poder usufruir da piscina municipal, gratuitamente, até seis horas semanais, divididas em quatro dias úteis da semana, em sessões de 1h30 por dia. As sessões vão ser ministradas por técnicos da unidade de Medicina Física e Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Penela.

A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas define que a hidrocinesioterapia “consiste na aplicação das técnicas específicas de fisioterapia no meio aquático, tirando partido dos efeitos das propriedades físico-químicas da água”, “como forma única de tratamento ou como complemento de outra modalidade, aplicável nas três áreas de atuação em saúde (promoção da saúde; prevenção da doença e reabilitação), aplicável a um leque muito variado de condições clínicas, do foro neuro-músculo-esquelético, em utentes de todas as idades”.

O protocolo hoje formalizado foi aprovado na reunião do executivo municipal da passada segunda-feira, 21 de Outubro, e vigora pelo prazo de um ano, renovando-se automaticamente até que alguma das partes se oponha. Recorde-se que a piscina municipal de Penela foi inaugurada no passado dia 29 de Setembro, sendo que está em utilização pelo público desde Dezembro do ano passado, enquanto decorriam diversos testes ao novo equipamento de aquecimento das águas e de eficiência energética. O objectivo foi permitir que os munícipes usufruíssem das instalações e, em simultâneo, contribuíssem com o seu feedback para o aperfeiçoamento dos procedimentos, enquanto os novos equipamentos eram testados.

As obras de requalificação duraram cerca de dois anos e ascenderam a um investimento global de um milhão de euros, com o objectivo de promover a remodelação energética, isolamento da cobertura, caixilharias, ventilação, aquecimento das águas, painéis solares, painéis fotovoltaicos, remodelação dos balneários, rede elétrica, iluminação e remodelação do sistema de tratamento de águas. Ao longo da empreitada foram detectadas necessidades de trabalhos complementares, desde logo uma nova estrutura completa para a cobertura, uma vez que se constatou que a anterior não oferecia garantia de estabilidade e segurança; um novo acesso à caldeira que não estava previsto no projecto inicial; e a remodelação do bar e da recepção.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM