COIMBRA,24 de Abril de 2024

Câmara de Coimbra ilumina-se de azul para lembrar doentes com Angelman

14 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Câmara de Coimbra ilumina-se de azul para lembrar doentes com Angelman

O edifício da Câmara de Coimbra vai iluminar-se de azul, quinta-feira, dia 15, para assinalar o Dia Internacional da síndrome de Angelman.

O Município de Coimbra, através da Divisão de Acção Social, associa-se à iniciativa internacional promovida pela ANGEL – Associação Síndrome de Angelman Portugal, designada “Light It Blue”, levada a cabo por mais de 50 organizações mundiais dedicadas à Síndrome de Angelman.

Em Portugal, a ANGEL já identificou cerca de 80 casos sendo que, estatisticamente, este número deverá ascender a 500.

A síndrome de Angelman é uma condição genética rara, que se caracteriza por um atraso grave do desenvolvimento psicomotor, ausência total de linguagem verbal, dificuldades grosseiras na marcha e coordenação motora (ataxia), epilepsia, agitação permanente/hiperactividade e perturbações do sono.

Por todo o mundo, estruturas, monumentos, edifícios icónicos iluminam-se de azul numa demonstração pública de apoio às pessoas com síndrome de Angelman e aos seus familiares, de forma a promover a consciencialização sobre esta condição genética rara. As Cataratas de Niágara (Canadá), a Fonte de Cibeles (Espanha), A’DAM Toren (Holanda), Burj Khalifa (Emirados Árabes Unidos), o Capitólio do Estado da Pennslyvania (EUA) são alguns exemplos.

A ANGEL – Associação de Síndrome de Angelman Portugal é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2012, com a missão de prestar auxílio, informação e apoio aos familiares de pessoas com Síndrome de Angelman, bem como a profissionais, técnicos de saúde, investigadores e demais interessados nesta condição genética rara.

Os projectos da ANGEL procuram disseminar o conhecimento e promover a investigação sobre a doença, bem como simplificar o acesso das pessoas com síndrome de Angelman e famílias a todo o tipo de informação, acompanhamento e terapêuticas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM