A Câmara Municipal de Arganil vai isentar cafés, restaurantes e estabelecimentos comerciais similares do pagamento de taxas de ocupação do espaço público e de publicidade no primeiro trimestre de 2021.
A proposta do Executivo, segundo o mesmo, assume-se como uma resposta ao agravamento da situação epidemiológica no concelho e como uma medida de apoio a um dos sectores mais fragilizados e fustigados pelos efeitos da pandemia.
O Município afirma que o objectivo é minimizar o impacto negativo que as restrições impostas pela covid-19 têm vindo a provocar na economia local e apoiar os pequenos comerciantes que foram e vão ser forçados a encerrar, suspender ou condicionar a sua actividade.
Com esta medida, os estabelecimentos comerciais para além de estarem isentos do pagamento de taxas de ocupação do espaço público (toldos, esplanadas, expositores) e de publicidade, estão também livres do pagamento de rendas correspondentes à utilização e exploração de espaços municipais.
A isenção abrange, de igual forma, as taxas de ocupação de espaços e vendas no Mercado Municipal e na Feira Semanal.
“Todos, sem excepção, têm visto a sua vida afectada pela situação de saúde pública que atravessamos, mas reconhecemos que a pandemia tem sido particularmente severa com o comércio”, frisa Luís Paulo Costa, presidente da Câmara. “Entendemos, assim, apoiar os comerciantes e feirantes do concelho, isentando-os por um período inicial de três meses de todas as taxas e rendas que, em condições normais, teriam de pagar ao município”.
Para o líder do Executivo camarário, este apoio “deve ser complementado com as medidas de apoio à actividade económica determinadas pelo Governo, considerando aquilo que são os mecanismos europeus que foram recentemente anunciados e que representam valores muito significativos de incentivo à normalização da actividade”.
O Município adianta, ainda, que “em função da evolução da situação pandémica no território, a autarquia pode vir a prolongar a medida”.
A proposta será submetida à validação da Assembleia Municipal, no próximo mês de Fevereiro, depois de aprovada por unanimidade em sessão de Câmara.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM