COIMBRA,4 de Março de 2024

Câmara de Águeda dedica mês à temática do Ambiente

29 de Maio 2023 Rádio Regional do Centro: Câmara de Águeda dedica mês à temática do Ambiente

50 anos, 50 actividades vão realizar-se até ao próximo dia 25 de Junho e abordam as áreas da água, energia, resíduos, biodiversidade, cidadania e economia circular.

A Câmara de Águeda, com o 50.o aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente como pano de fundo e com o combate à poluição plástica como alerta, está a promover, desde segunda-feira (22 de Maio) e até ao próximo dia 25 de Junho, um vasto conjunto de acções que têm por objetivo sensibilizar a população para as problemáticas relacionadas com o meio ambiente.
Destinada a adultos e crianças de todas as idades, a programação, que destaca “50 anos – 50 ações”, aborda vários subtemas, como a água, a energia, os resíduos, a biodiversidade, a cidadania e a economia circular.
“O ambiente e a sustentabilidade ambiental são duas áreas determinantes e estratégicas para o Município de Águeda, que aposta na promoção de uma atitude ativa e responsabilizante, com medidas e boas práticas que são olhadas como exemplo por outros municípios e entidades”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.
Alertar consciências e sensibilizar a população, desde os mais novos aos adultos, para as questões ambientais e as preocupações relacionadas com as alterações climáticas é algo “que fazemos com regularidade, ao longo do ano, com diversas ações tanto nas escolas como junto da comunidade. Contudo, dedicar este mês a estas atividades é uma forma de centrar atenções para a importância de
alterarmos os nossos comportamentos e atitudes, a bem do ambiente”, frisou ainda.
O programa deste mês dedicado à promoção de atividades relacionadas com o ambiente envolve acções nas escolas, nomeadamente de sensibilização ambiental (30 de Maio e 1, 6, 13 e 20 de Junho), de promoção do uso da bicicleta (dia 5 de Junho, na EB de Aguada de Cima), de compostagem (dia 22 de Junho, n’Os Pioneiros), bem como cicloficinas (sobre reparação de bicicletas, que decorreu sexta-
feira, na Escola Secundária Adolfo Portela) e uma caminhada pelo ambiente (dia 5 de Junho, na EB da Borralha).
Destaque para a 2.a etapa do “Caminhar pela Natureza”, no Trilho do Vale Serrano (PR 11), marcado para iniciar às 9 horas do próximo dia 4 de Junho, partindo da Igreja Matriz de Agadão.

Dia Mundial do Meio Ambiente
Um dos pontos-alto deste mês temático incidem sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano celebra, como já referido, o seu 50.o aniversário. Para o dia 5 de Junho estão previstas várias acções, com diversas actividades nas ruas da cidade e no Parque Municipal de Alta Vila, envolvendo o Laboratório Vivo para a Descarbonização (LvpD), que irá destacar as “cores da Natureza” e o Cabeço Santo, que colocará as “mãos na terra”. A par de tudo isto, não faltarão actividades desportivas para as crianças e a quem elas se quiser juntar.
Na Escola Secundária Adolfo Portela, está prevista a realização, no dia 7 de Junho, de uma feira de produtos biológicos e uma demonstração de moda para utilizar em actividades cicláveis. Também na EB Fernando Caldeira vai decorrer, no dia 13 de Junho, uma “Feirinha Verde”.
Para os dias 12 a 18 de Junho, está preparada uma acção de “plogging”, uma caminhada que promove, simultaneamente, a limpeza das ruas e, para dia 17 de Junho, a partir das 21h30, está agendada uma caminhada para observar as estrelas, no Trilho dos Poços, com partida junto ao Monumento do Emigrante, em Fermentelos.
A Feira do Mundo Rural, que acontece pelo segundo ano consecutivo, em Travassô, integra a programação deste mês dedicado ao Ambiente e irá decorrer entre os dias 15 a 18 de Junho, no Parque Nossa Senhora do Amparo, onde serão também dinamizadas ações de sensibilização.
Uma oficina de jardinagem (dia 16 de Junho, às 17h30, na estufa do Parque Municipal de Alta Vila e o workshop “Educar e Comunicar Ambiente” (dia 23 de Junho, às 14 horas, na Casa dos Rios, Parque da Boiça, em Valongo do Vouga) são outras duas ações de sensibilização previstas.
No dia 21 de Junho, às 10 horas, será inaugurada a Estação E-bio, no Feridouro, Cabeço Santo e a 24 de Junho, a partir das 9h30, será realizada uma caminhada para conhecer a continuidade fluvial, no Parque Fluvial da Redonda.
A programação do Mês do Ambiente terminará com um workshop de fotografia, no dia 25 de Junho, a partir das 9 horas, no Parque de Lazer de Espinhel.

Mais informações, programa completo e inscrições disponíveis em https://www.cm-agueda.pt/pages/1742.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM