Carlos Cidade, Virgílio Antunes, Paulo Palrilha, Manuel Machado e Regina Bento
O tradicional presépio da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Coimbra foi inaugurado na Casa Municipal da Protecção Civil, com centenas de peças, muitas delas em movimento.
Este Presépio recria não só a história do nascimento do Menino Jesus mas também as vivências típicas de uma aldeia, numa construção onde não faltam as casas típicas, os moinhos de água, alguns ofícios de outrora e até os animais, dispersos por montes e vales que, ano após ano, ganham vida neste cenário que é construído exclusivamente pelos Bombeiros, num trabalho que vão aperfeiçoando e inovando ano após ano.
Foi precisamente esta obra de arte e saber fazer que Manuel Machado enalteceu, esta manhã, durante a inauguração. Rodeado de dezenas de crianças do Jardim de Infância Quinta das Flores, o presidente da Câmara de Coimbra recordou a história deste presépio, que conta já com mais de nove décadas, e que continua a encantar públicos de todas as idades, atraindo todos os anos à Casa Municipal da Protecção Civil milhares de visitantes.
“Tudo o que aqui está é trabalho feito, ao longo de décadas, pelos Bombeiros Municipais. São eles os artífices, os construtores que reaproveitam materiais, coisas interessantes, e dão-lhes este uso, um uso importante para melhorar a relação entre os cidadãos, os jovens de todas as idades e os serviços públicos”, realçou.
Manuel Machado considera que a tradição do presépio é “simbólica” mas que transmite uma “mensagem importante”, que merece “ser vista e percebida”, não só pelo cenário criado mas também pelas técnicas que utiliza e que permitem manter algumas das criações do presépio sempre em movimento.
A inauguração do Presépio contou este ano com a presença do bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, que escolheu este cenário para gravar a sua mensagem de Natal. Manuel Machado congratulou-se com a feliz coincidência, considerando que esta “é a altura ideal para lhe dizer, mais uma vez, o quanto a Câmara Municipal aprecia o bom relacionamento institucional entre as várias entidades” do Município, uma “conjugação de esforços” que permite que todos possam contribuir para “construir uma cidade e um mundo melhor”.
O presépio vai ficar patente ao público até 06 de Janeiro e pode ser visitado todos os dias entre as 10h00 e as 20h00.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM