COIMBRA,4 de Julho de 2022

Bombeiros Sapadores de Coimbra destruíram 2.614 ninhos de vespa asiática desde 2018

19 de Maio 2022 Rádio Regional do Centro: Bombeiros Sapadores de Coimbra destruíram 2.614 ninhos de vespa asiática desde 2018

A Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CMBSC) destruiu 2.614 ninhos de vespa asiática (Vespa velutina), desde 2018. No último ano, registaram-se 966 ninhos, num aumento de incidência de 104% relativamente ao período homólogo anterior.

O vereador da Protecção Civil Municipal, Carlos Lopes, salienta que “a vespa asiática é uma espécie exótica que teve uma forte expansão em Portugal” e que “o seu efeito predatório sobre outras espécies é muito impactante, nomeadamente sobre as abelhas domésticas, provocando fortes prejuízos aos apicultores”. “A actuação da Companhia Municipal de Sapadores no controle e destruição de ninhos é uma medida fundamental para o controlo da população e para tentar mitigar o aumento desta espécie exótica no nosso território”, sublinha o vereador.

Os ninhos encontrados no concelho de Coimbra têm sido localizados, na sua maioria, em árvores, apesar de já terem sido identificados ninhos em edifícios de várias tipologias ou em estruturas arbustivas.

O combate dos Bombeiros é baseado na inoculação de um insecticida directamente nos ninhos de vespa asiática, previamente identificados. Para o efeito é utilizada uma vara de carbono, à qual é acoplado um motor eléctrico que, uma vez accionado, permite a difusão da substância no interior do ninho. A equipa que apoia a operação é composta por dois bombeiros, aos quais se juntam mais elementos em caso de necessidade de accionar meios elevatórios adicionais, quando os ninhos se encontram a alturas muito elevadas.

Ainda que o ciclo desta espécie dependa muito das condições meteorológicas, o combate à vespa asiática, intensifica-se nesta altura do ano, com o aparecimento dos ninhos primários, uma vez que as vespas fundadoras hibernam até Fevereiro, depois de fecundadas pelos machos.

O procedimento a adoptar quando se detecta ou suspeita da existência de ninho ou de avistamento de vespas passa por contactar os serviços municipais de protecção civil ou a junta de freguesia mais próxima do local de detecção/suspeita, através do seu endereço de correio electrónico (protecaocivil@cm-coimbra.pt) e do número de telefone (808 200 520), remetendo as seguintes informações: localização e identificação através de fotografia o ninho suspeito; envio dos dados recolhidos para o endereço electrónico indicado, acompanhados de nome e contactos da pessoa que identificou o ninho.

Posteriormente os serviços municipais informarão sobre a deslocação das equipas especializadas.

A vespa asiática (Vespa velutina) é uma espécie asiática que exerce uma acção destrutiva sobre as colmeias de abelhas melífera, e sobre outras espécies de insectos da fauna portuguesa, podendo em algumas situações constituir perigo para a saúde pública. Desde a sua identificação em França, no porto de Bordéus, em 2004, esta espécie de vespa predadora tem vindo a expandir-se por toda a Europa. Em Portugal, surgiram os primeiros indícios da sua presença em 2011, mas a situação agravou-se nos últimos anos.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM