COIMBRA,1 de Março de 2024

Bluepharma reforça-se com investimento de 30 milhões de euros da C2 Capital

20 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Bluepharma reforça-se com investimento de 30 milhões de euros da C2 Capital

A Bluepharma e a C2 Capital estabelecem parceria com vista a dar um impulso financeiro que vai permitir dar seguimento aos projectos estratégicos da empresa previstos para a próxima década.

O objectivo do investimento de 30 milhões de euros é reforçar a estratégia de Investigação e Desenvolvimento e, consequentemente, de capacitação industrial da multinacional farmacêutica, sediada em Coimbra.

Este investimento também irá permitir que a empresa possa prosseguir com mais solidez o desenvolvimento dos projectos “Coimbra Life Sciences Park” e CiNTech, inserido no âmbito do PRR (Plano de Resiliência e Recuperação), que pretende promover a criação e capacitação do primeiro Pólo Tecnológico inteiramente dedicado a medicamentos injectáveis complexos em Portugal.

Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma, realça que “este investimento fortalece a confiança com que encaramos o futuro, bem como a terceira década da Bluepharma, que será marcada por profundas mudanças que transformarão o perfil da empresa”. “Assim, de uma empresa que se sustentou num portefólio de medicamentos genéricos para ambulatório, passará no futuro a ter uma importância crescente na área dos medicamentos oncológicos e nas estratégias terapêuticas de vanguarda, como são as terapias avançadas com enfoque no mercado hospitalar com produtos cada vez mais sofisticados e diferenciados”, sublinha.

André Oliveira, sócio e administrador da C2 Capital, refere que “a estratégia da C2 passa por investir em empresas competitivas, com capacidade permanente de desenvolver actividades de I&D e com equipas de gestão altamente qualificadas”. “É com grande satisfação que hoje nos associamos à Bluepharma e ao seu projecto Acelera 2030”, acrescenta.

A Bluepharma dá, assim, mais um passo rumo à diferenciação, contribuindo não só para o desenvolvimento do país como também para a urgência de reindustrialização da Europa.

A C2 Capital Partners é uma empresa de private equity com mais de 14 anos de história e com especial foco no mercado português. A C2 tem mais de 800 milhões de euros de capital angariado, junto de centenas de investidores, com diferentes perfis de investimento, tendo um total de 12 fundos sob gestão

Hoje, a C2 Capital Partners possui um portfólio com investimentos em 42 empresas de diferentes dimensões e diversos sectores.

O Grupo Bluepharma é hoje um dos mais empreendedores e inovadores no sector farmacêutico, tendo já conquistado um assinalável prestígio nos mais exigentes mercados internacionais.

Ao longo dos seus mais 20 anos, a Bluepharma transformou uma unidade industrial que empregava 58 pessoas e que operava para o mercado nacional num grupo farmacêutico de 20 empresas e que emprega, actualmente, mais de 750 colaboradores. Abriu delegações em Angola, Moçambique e EUA) e exportou, em 2022, 89% da sua produção para mais de 40 países.

A actividade da Bluepharma percorre toda a cadeia de valor do medicamento, desde I&D até ao mercado, impondo-se pela excelência da sua unidade de produção, pela qualidade e formação dos seus colaboradores e pela experiência e dinamismo da sua equipa de gestão.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM