A Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, na Lousã, assinalou, ontem (28), 30 anos de serviço à comunidade.
O equipamento foi inaugurado nas novas instalações a 28 de Abril de 1991, sob a presidência de Horácio André Antunes, estando, nessa altura, dotada de acervo actualizado, novo mobiliário e com a presença de convidados e da população.
“Este percurso iniciou-se a 25 de Outubro de 1868, com o Instituto D. Luís I, que foi instalado em diversos locais da Vila”, disse a Câmara Municipal da Lousã.
Após a construção do Edifício dos Paços do Concelho, foi instalada na cave a Biblioteca Museu, sob a orientação de Álvaro Viana de Lemos. Mais tarde, já na década de 80 e sob a orientação do bibliotecário Matos da Silva, o equipamento mudou-se para o r/c do edifício, tendo também aí tendo sido criada a Ludoteca e acolhido a Biblioteca Fixa da Gulbenkian.
“A vontade de melhor as condições e dar resposta aos anseios da população e a sensibilidade do Executivo de então”, levaram a que tenha sido apresentada uma candidatura para a construção das atuais instalações, que foi aprovada, tendo a inauguração ocorrido, a 28 de Abril de 1991.
Já a 28 de Abril de 2011, foi o nome de Comendador Montenegro à Biblioteca Municipal.
“Em 30 anos de funcionamento no actual edifício, este importante equipamento cultural tem mais de 5 000 leitores inscritos, com mais de 250 000 obras requisitadas para leitura presencial ou para casa e mais de 32 000 obras adquiridas”, disse a autarquia.
Segundo o Executivo, “ao longo destes 30 anos, foram editados mais de 60 de livros e quase 20 de obras apoiadas, realizadas centenas de actividades culturais nas mais diversas áreas, tendo passado por este equipamento várias gerações de lousanenses”.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM