COIMBRA,18 de Julho de 2024

Biblioteca de Cantanhede recebe evento sobre plantas aromáticas e comestíveis

18 de Julho 2023 Rádio Regional do Centro: Biblioteca de Cantanhede recebe evento sobre plantas aromáticas e comestíveis

O auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe na próxima quarta-feira, dia 19 de Julho, a sessão Plantas aromáticas e comestíveis: dádivas da Natureza.

Com a apresentação a cargo de Isilda Gentil, a iniciativa está integrada no projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” e tem como principal objectivo dar a conhecer ao público em geral um pouco deste universo mágico que a natureza proporciona e que está realmente ao alcance de todos.

Isilda Gentil respeita a natureza e tudo o que esta Mãe oferece ao Homem: as árvores e os seus frutos, as flores, as ervas, nobres ou humildes, são dádivas que aceita, reconhecida. Este fascínio pelas plantas fez crescer o seu gosto por conhecer as propriedades destas amigas e como estas podem ser úteis ao Homem, em infusões reconfortantes ou ajudando a uma alimentação saudável.

Reservada e tímida, Isilda Gentil sentiu crescer nela, desde cedo, uma sensibilidade dorida para com o sofrimento de todos os seres vivos, animais ou plantas, que respeita com uma atitude quase religiosa. Sensibiliza-se com o lamento dos bois queixosos pelo excesso de carga, o grunhido de dor dos porcos na hora da matança, o miar repetitivo dos gatos, magros de comerem só as espinhas que caiem da mesa, entristece-se com as dores e aflições dos amigos animais.

Isilda Gentil nasceu em Coimbra, mas foi em Vila Nova, Outil, outrora uma aldeia próspera, que cresceu, criada por avós lavradores.

Habituada a ver o sol nascer e a deitar-se para lá do pinheiral, sempre reverenciou a natureza, onde, desde menina, buscou companhia para a solidão, a sombra acolhedora nos dias de calor, as pedras e as flores que guardava como tesouros. Por vezes, não resistia a roubar uma flor de um craveiro perfumado que atapetava o pé de uma laranjeira.

Viveu em Angola de onde trouxe o fascínio pelas paisagens imensas, pelos cheiros misteriosos e reconfortantes da terra africana e uma nova forma de ver e sentir as pessoas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM