A Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu, no passado dia 1, a inauguração da exposição ECOar (-te) Sobre Tráfico Humano – Quadros e esculturas.
Composta por trabalhos elaborados pelos/as estudantes de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra) utilizando materiais recicláveis para o efeito, a mostra está patente ao público neste equipamento cultural até ao próximo dia 31 de Julho.
Entre outras pessoas, a sessão contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede, Vera Carnapete, Psicóloga Clínica e Coordenadora da Delegação Centro da Associação para o Planeamento da Família), Marina Cação, Psicóloga Clínica), Iara Espírito Santo, Psicóloga Clínica Júnior), Lisandra Lopes, Educadora Social, Marina Pacheco, Professora de Desenho A dos alunos responsáveis pelas obras – 10.ºD e Olívia Marques, Diretora de Turma do 10.ºD, em representação da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra). A iniciativa contou, igualmente, com a presença de André Martins, um dos alunos participantes na mostra.
Na sessão de abertura Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal felicitou “todos os envolvidos nesta iniciativa”, sublinhando importância desta exposição que “versa sobre uma temática da maior atualidade e pertinência que alerta para um flagelo grave, infelizmente tão presente nas sociedades actuais. Para além do valor artístico, e da particularidade de ter sido realizada em contexto escolar, que é um desafio ainda maior, pela dimensão da educação para a cidadania, cresce a lógica de sustentabilidade ambiental inerente, pois resulta da utilização de materiais recicláveis”.
O autarca salientou ainda o valor desta exposição “perante a qual ninguém pode ficar indiferente, perante a dimensão e a gravidade da problemática do tráfico de pessoas, uma realidade que continua a acontecer, também em Portugal e na nossa região, aquilo a que podemos chamar a escravatura dos tempos modernos. Este tem de ser um compromisso de todos, lutar contra este atentado à dignidade humana, esta violação dos direitos humanos, este tipo de crime. É importantíssimo informar, consciencializar, sensibilizar, prevenir e denunciar este flagelo que é o tráfico de pessoas”.
A exposição surge no âmbito de uma das campanhas realizadas pela Equipa Multidisciplinares Especializadas para a Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (EME) Centro, designadamente relativa ao “Dia Mundial Contra o TSH”, que se assinala, todos os anos, a 30 de Julho.
O desafio colocado aos alunos participantes na iniciativa, do 10.º ano de Artes Visuais, da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra), foi o de criarem peças artísticas, esculturas e pinturas, com recurso a materiais recicláveis, que possam consciencializar e despertar a população em geral para esta dramática realidade, muitas vezes, invisível.
Esta exposição apresenta um cenário intimista, profundo e sombrio – tal como o Tráfico Humano – procurando envolver o visitante nesta dura realidade e, ainda, sensibilizá-lo/a para a importância do aumento da vida útil dos materiais e da preservação do meio ambiente.
Recorde-se que as obras expostas encontram-se disponíveis para venda, com os lucros a reverterem a favor das EME.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM