A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos acolhe na próxima segunda-feira, pelas 21h00, em Coimbra, o debate “As condições de trabalho dos Médicos e SNS”.
O debate conta com as intervenções da historiadora do trabalho e coordenadora do estudo sobre Evolução do Serviço Nacional de Saúde, Raquel Varela, do cirurgião pediatra e presidente da Associação de Médicos pelo Direito à Saúde, Jaime Mendes, do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.
De acordo com a investigação sobre a evolução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “o número de profissionais médicos a exercer no SNS teve uma evolução miserável se considerarmos o potencial em número de médicos formados desde a década de 70, sobretudo desde a criação do SNS”.
Explica sucintamente Raquel Varela: “No nosso estudo sobre o SNS (Conselho Regional Sul Ordem dos Médicos, 2016) o papel dos médicos foi relevado, pela importância fundamental que tiveram na construção do SNS, porque compreenderam a indissociabilidade entre as carreiras médicas, o SNS e a prestação universal de cuidados de saúde”.
Estas e outras conclusões serão o mote deste debate a ter lugar na Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (Avenida Afonso Henriques, 39, Coimbra).
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM