Com a previsão de elevação das temperaturas extremas a partir da próxima quinta-feira, dia 22 de Junho, especialmente no distrito de Castelo Branco, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e a Equipa Regional de Monitorização e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde emitiram recomendações importantes para proteger a população, principalmente os mais vulneráveis aos efeitos do calor.
Para garantir a segurança das pessoas mais susceptíveis, como idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças e aqueles que realizam actividades intensas ao ar livre, são aconselhadas as seguintes medidas de protecção nos dias de maior calor:
- Evite a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00.
- Utilize protector solar com factor de protecção superior a 30 quando estiver ao ar livre.
- Opte por peças de roupa leves, preferencialmente de algodão e de cor clara.
- Use chapéu de abas largas e óculos de sol para se proteger do sol.
- Evite esforços físicos intensos, principalmente nos momentos de maior calor.
- Procure permanecer em locais frescos, seja à sombra ou climatizados.
- Durante o dia, mantenha as janelas e persianas fechadas para evitar o aquecimento dos ambientes; à noite, abra-as para aproveitar o ar fresco e refrescar os edifícios.
- Mantenha-se hidratado, mesmo sem sentir sede, bebendo água e sumos naturais de fruta. Essa medida é especialmente importante para idosos e crianças pequenas, que podem não perceber a necessidade de hidratação.
- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
- Opte por refeições leves à base de saladas.
- Armazene correctamente os medicamentos em locais frescos e secos.
- Visite ou entre em contacto regularmente com idosos e outras pessoas vulneráveis que vivem sozinhas.
Considerando que esta época é propícia a viagens, algumas recomendações adicionais são aplicáveis:
- Evite deixar idosos e crianças dentro de veículos fechados.
- Não deixe as janelas completamente fechadas nos carros, lembrando que o sol muda de posição e pode expor o veículo ao calor após algumas horas.
- Planeie a sua viagem, evitando os horários de maior calor, especialmente se o veículo não tiver ar-condicionado. Considere viajar à noite e leve água engarrafada.
- Reduza as actividades ao ar livre, principalmente aquelas que exigem esforço físico intenso, durante o período mais quente do dia, quando as temperaturas estão mais elevadas e a radiação ultravioleta é mais intensa (entre as 11h00 e as 16h00).
- Na praia, esteja atento às crianças e aos perigos de afogamento.
- Não consuma água de fontes públicas, optando apenas por água da rede pública ou engarrafada.
Seguindo essas recomendações, é possível enfrentar o calor de maneira mais segura e minimizar os riscos associados às altas temperaturas.