COIMBRA,1 de Outubro de 2023

Ançã recebe Festas de São Tomé

21 de Julho 2023 Rádio Regional do Centro: Ançã recebe Festas de São Tomé

A histórica Vila de Ançã, em Cantanhede,  vai estar em festa entre os dias 21 a 26 de Julho, para celebrar os tradicionais festejos em honra de São Tomé.

São esperadas centenas de pessoas na vila, em especial nas cavalhadas que se realizam a 25 de Julho, dia do padroeiro, uma tradição secular que traz à rua o cortejo alegórico com a participação de cavaleiros da freguesia, do concelho e de toda a região do baixo Mondego. A festa terá hoje, pelas 23h30, o baile que será abrilhantado  com a banda Ira.

A partir das 2h00 da madrugada a animação estará a cargo do DJ Dc.

No sábado, às 22h30, terá início o Baile com o Grupo musical HIT. A animação continuará pela noite fora com os DJ’s Band Monkeyz.

No domingo (23) irá subir ao palco, pelas 16h00, a tuna APPACDM, e pelas 17h00 será a actuação de Cristiano Neves que irá animar todos aqueles que quiserem estar presentes. Pelas 18h00 está agendado um concerto pelos  Sunset Party infantil e às 21h30 actuação do Plano V.

Às 23h00 será o Baile com o grupo musical Hangover Band. Pelas 2h00 volta a estar o DJ Chimarrão.

No dia 24 será feito o levantamento da bandeira da festa e do anjo que irão integrar o cortejo do dia seguinte e que até lá ficarão expostas numa janela da casa do Juiza.

Cerca das 21h30 haverá um concerto com a escola de samba Sócios da Mangueira com Pagode Prime. Às 23h00  a Banda Tema animará todos os presentes e pela madrugada dentro haverá animação  a cargo dos DJ Faria.

Na terça (25) é feriado municipal. Pela manhã deste dia terá início o cortejo das cavalhadas que percorrerá algumas ruas da vila até chegar à capela, onde será feita a bênção do gado prevista para às 11h00. Segue-se a celebração da Eucaristia às 12h00 com deposição da bandeira da festa junto ao altar. A tarde cerca das 17h00 terá lugar o tão aguardado cortejo de carros alegóricos, marchas, variadas coreografias, cavalhadas que rumará até à capela. Depois de passar o cortejo pela capela, burros e cavalos darão várias voltas ao templo até que o novo juiz pegue na bandeira e suba ao cavalo do juiz velho e a leve para a sua residência, com o compromisso de em 2024 ficar responsável pela organização dos festejos.

À noite e a partir das 22h30 tem início o baile com o agrupamento musical JV, e às 23h00 será a actuação da Banda JEV Music e pelas 24h subirá ao palco Jorge Guerreiro. Para finalizar a noite, a animação  estará a cargo dos DJ Mendes. ́ Dia 26 o último dia dos festejos pelas 19h00 dar-se-á o regresso das bandeiras à Igreja Matriz acompanhada por gaiteiros e pela Phylarmonica Ançanense. Espera-se uma grande adesão popular tendo em conta a qualidade do cartaz.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM