O Município de Anadia levou a efeito a segunda sessão de esclarecimento sobre a reabilitação e valorização ecológica do rio Levira que decorreu, no passado dia 20 de julho, nas instalações da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, com a participação de cerca de duas dezenas de pessoas.
A iniciativa contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, do Vereador com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Jorge Pato, o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, Dinis Torres, e dos técnicos da empresa que projectou a intervenção, bem como da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Pretende-se com esta intervenção a reconstrução do potencial biológico das áreas afectadas no rio Levira, de modo a que seja viável a sua reutilização para outros usos ou a sua integração na paisagem de que faz parte. As acções de restauro a executar têm três tipos de objectivos, ecológico, técnico e paisagístico. Por um lado, pretende-se a protecção contra os fenómenos erosivos e estabilização do substrato edáfico; e a regeneração da sua capacidade produtiva; por outro, a integração das áreas no ambiente paisagístico circundante; e, finalmente, a regeneração dos habitats. A empreitada, promovida pelos Municípios de Anadia e Oliveira do Bairro, representa um investimento de cerca de 300 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou “a importância” desta reabilitação, face ao estado de abandono em que o rio Levira se encontra. A autarca sublinhou que, apesar da “responsabilidade da limpeza das margens”, de acordo com a lei, ser da “competência dos proprietários confinantes”, o município decidiu avançar para esta intervenção, “à semelhança do que já aconteceu com outras acções noutros cursos de água do concelho, nomeadamente os rios da Serra e do Cértima”.
Os técnicos responsáveis do projecto e da APA deram a conhecer aos proprietários confinantes presentes e outros interessados a intervenção que está a ser realizada, bem como os objectivos da mesma. No final, tiveram ainda a oportunidade de esclarecer algumas das dúvidas suscitadas durante a apresentação.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM