COIMBRA,17 de Maio de 2022

Ana Rolo reeleita à frente dos destinos do Ginásio Figueirense

24 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Ana Rolo reeleita à frente dos destinos do Ginásio Figueirense

Pela sexta vez consecutiva Ana Rolo foi reeleita na noite de ontem (23), para continuar à frente dos destinos do Ginásio Clube Figueirense, por mais dois anos de mandato, uma lista que tem algumas caras novas, entre as quais um jovem atleta, mantendo-se igualmente à frente da Assembleia Geral Joaquim de Sousa e a presidir ao conselho fiscal Isabel Maranha Cardoso, corpos socais que foram eleitos por maioria, com apenas dois votos contra.

Três dezenas de associados marcaram presença nesta Assembleia Geral, onde Ana Rolo explanou o que tem sido a vida do Clube no último mandato, cujas actividades “reflectiram os condicionamentos provenientes do surto pandémico” mas, por outro lado, explicou que o número de praticantes subiu de 1.004 para 1.203 no último ano, o mesmo acontecendo com as deslocações das equipas. Referiu ainda, que outro ponto marcante foi a descida da Proliga para a 1.ª divisão “por opção consensual no Clube” da equipa sénior de Basquetebol, num campeonato atípico devido à pandemia. Mas que é “do nosso maior interesse reverter logo que possível”, disse.

A presidente pormenorizou depois as diversas organizações realizadas, salientando em particular a enorme adesão à iniciação da Natação “com quase 500 inscrições”, mantendo um “cuidado equilíbrio financeiro” com uma autonomia financeira de 68%, em que “as contas espelham as diminuições no contexto da pandemia” mantendo-se, contudo, os custos da estrutura patrimonial.

O relatório e contas foram aprovados por unanimidade. Seguiu-se a apresentação do Plano de Orientação Estratégia 2022-2026, apresentado por Isabel Maranha Cardoso que, juntamente com Vítor Coelho, José Tomé e Martins da Silva, elaboraram este documento de orientação que não visa impor nenhum rumo ou orientação rígida, mas tão-somente apontar alguns caminhos possíveis nos próximos anos. Trata-se da “transição geracional e a transmissão das ligações emocionais ao Clube e ao próprio espírito ginasista, que tem sido a afirmação da sua auto-suficiência financeira”.

É um documento orientador e estratégico importante, que não será fácil de implementar devido às dificuldades que se vive no associativismo e à situação actual no país, mas algumas parcerias de colaboração e cooperação de outras entidades e o Ginásio, nomeadamente o ISCAC e o ISEC, entre outras, podem contribuir para minimizar algumas situações.

Na atribuição dos títulos honoríficos, foi evocada a memória dos ginasistas Manuel Rodrigues Alves e António Simões de Oliveira e aprovado a atribuição de novos sócios de mérito a Carlos Guedelha, António Massano Duarte Serra, João Paiva e Rui Teixeira, pelos relevantes serviços prestados aos Ginásio.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM