COIMBRA,6 de Outubro de 2024

Alvaiázere: Mário Bruno nomeado coordenador municipal de protecção civil

10 de Dezembro 2019 Rádio Regional do Centro: Alvaiázere: Mário Bruno nomeado coordenador municipal de protecção civil

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, Mário Bruno Tiago Gomes, foi nomeado coordenador municipal de protecção civil, com efeitos a partir do passado dia 6 de Novembro. A nomeação, cuja deliberação foi tomada na reunião de Câmara Municipal de 6 de Novembro, foi publicada hoje em Diário da República.

Num aviso publicado hoje em Diário da República, a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, revela que “nomeei, por meu despacho de 4 de Novembro de 2019, como coordenador municipal de Protecção Civil, em regime de comissão de serviço, Mário Bruno Tiago Gomes, trabalhador do Município de Alvaiázere, inserido na carreira e categoria de técnico superior”.

“A remuneração mensal do nomeado foi fixada na remuneração correspondente à 5.ª posição remuneratória, nível remuneratório 27 da carreira de técnico superior, com efeitos a partir de 6 de Novembro”, adianta o aviso.

Mário Bruno é licenciado em Ciências do Ambiente e pós-graduado em Higiene Segurança e Saúde no Trabalho, tendo também formação em planeamento de emergência (níveis I e II), liderança, práticas de combate a incêndios, quadro de comando, técnicas de ambulância de transporte/ socorrismo/ Desfibrilhação Automática Externa (DAE) e gestão de emergência.

Em termos profissionais, Mário Bruno é técnico superior da Câmara Municipal de Alvaiázere desde Janeiro de 2007 e assumiu a coordenação municipal de protecção civil a 18 de Novembro deste ano, cargo para o qual foi agora nomeado.

De referir que ao coordenador municipal de protecção civil compete dirigir o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC), acompanhar permanentemente e apoiar as operações de protecção e socorro que ocorram na área do concelho, promover a elaboração dos planos prévios de intervenção com vista à articulação de meios face a cenários previsíveis, promover reuniões periódicas de trabalho sobre matérias de protecção e socorro, dar parecer sobre os materiais e equipamentos mais adequados à intervenção operacional no respectivo município, comparecer no local das ocorrências sempre que as circunstâncias o aconselhem, bem como convocar e coordenar o Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), nos termos previstos no Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS).

De salientar ainda que o coordenador municipal de protecção civil actua exclusivamente no âmbito territorial do município e depende hierárquica e funcionalmente da presidente da Câmara Municipal, a quem compete a sua designação, em comissão de serviço, pelo período de três anos.

Jornal Terras de Sicó 

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