COIMBRA,19 de Maio de 2024

Alvaiázere ensina boas práticas na gestão de eucaliptais

6 de Março 2018 Rádio Regional do Centro: Alvaiázere ensina boas práticas na gestão de eucaliptais

Com vista a divulgar e promover as boas práticas na gestão de eucaliptais, a incubadora de negócios de Alvaiázere acolhe amanhã (quarta-feira, 7), entre as 9h00 e as 14h00, uma sessão de esclarecimento sobre o projecto ‘Melhor Eucalipto’.

“O eucaliptal nacional está, na sua maioria, localizado em áreas de boa produtividade, mas apresenta de forma geral níveis de gestão insuficientes, encontrando-se com densidades desajustadas, envelhecido e pouco saudável”, o que contribui para que seja “vítima de incêndios, pragas e doenças”, alerta a Associação da Indústria Papeleira (CELPA), promotora do projecto ‘Melhor Eucalipto’, que é co-financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), no âmbito do Portugal 2020.

Ora, posto isto, torna-se “fundamental promover as boas práticas na gestão da floresta em geral e do eucaliptal em particular”, dinamizando acções junto dos proprietários e produtores florestais, assim como junto dos gabinetes técnico-florestais.

O projecto ‘Melhor Eucalipto’ surge precisamente com o objectivo de “potenciar a produtividade dos eucaliptais nacionais, tornando-os saudáveis, resilientes aos riscos bióticos e abióticos e promovendo competências ambientais”.

De salientar que de acordo com estimativas da CELPA, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria é responsável por sete por cento da produção anual nacional de madeira de eucalipto e apresenta um potencial teórico de aumento da produtividade de perto de 50 por cento, se toda a área fosse rearborizada recorrendo às melhores práticas silvícolas e a plantas de eucalipto melhoradas.

Assim, com o intuito de “divulgar o enorme manancial de conhecimento técnico da indústria papeleira nas boas práticas silvícolas do eucalipto”, a Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere (ADECA) e a Associação de Produtores Florestais do Concelho (APFCA) associaram-se ao projecto e organizam em Alvaiázere uma sessão de informação sobre o tema. A iniciativa que ensina a gerir melhor os eucaliptais conta como oradores com técnicos da CELPA, Altri Florestal e The Navigator Company.

“O projecto ‘Melhor Eucalipto’ é composto por uma parte teórica que inclui a abordagem à certificação da gestão florestal, ao licenciamento RJAAR e instalação e manutenção de povoamentos, bem como uma parte prática que consiste na visita a um eucaliptal”, esclarece a ADECA.

Para mais informações, contactar a CELPA através de melhoreucalipto@celpa.pt ou 217 611 510. As inscrições para a sessão de esclarecimento devem ser efectuadas junto da ADECA (236 650 160 ou geral@adeca.pt) ou da APFCA (236 656 335 ou geral@apfca.org).

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM