COIMBRA,16 de Outubro de 2024

Alunos da Figueira da Foz são esclarecidos sobre Vírus do Papiloma Humano

14 de Janeiro 2021 Rádio Regional do Centro: Alunos da Figueira da Foz são esclarecidos sobre Vírus do Papiloma Humano

O roadshow da Liga Portuguesa Contra o Cancro “HPV e Quê?”, cujo objectivo principal é a prevenção da infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), responsável pelo cancro do colo do útero, está de volta à Região Centro, depois de percorridas várias zonas do país e, no dia 15 de Janeiro, das 09h30 às 16h30, cerca de 150 alunos da Escola Secundária Cristina Torres, na Figueira da Foz participam nesta acção educativa e interactiva.

A segunda edição nacional desta iniciativa, agora promovida online, tem envolvido várias e novas escolas, bem como dinâmicas de interacção com os alunos adequadas à realidade actual, e conta com o Waze, o artista de hip-hop e conhecido youtuber, como embaixador da Liga nesta iniciativa.

A iniciativa decorre em ambiente online, pelo que a informação, explicações e esclarecimentos da profissional de saúde, a médica Kristina Hundarova, serão transmitidos por videoconferência. O mesmo acontece com as acções lúdicas deste roadshow, nomeadamente, um quizz via Kahoot.

HPV é o vírus sexualmente transmissível mais frequente 

O HPV, ou Vírus do Papiloma Humano, é o vírus sexualmente transmissível mais frequente. O cancro do colo do útero, o segundo mais habitual nas mulheres, é a doença mais relevante associada à infecção por HPV. Através da vacinação, é possível prevenir várias doenças e cancros associados à infecção por HPV.

Na população sexualmente activa, estima-se que 75 a 80% das mulheres e homens sexualmente activos sejam infectados pelo HPV em determinado momento da sua vida. Na maioria dos casos, a infecção provocada pelo HPV desaparece espontaneamente ao fim de um a dois anos. Nos casos em que o HPV não é eliminado, a infecção pode progredir para doença.

Em 2008 a vacinação contra o HPV foi incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Actualmente, qualquer rapariga até aos 17 anos de idade que ainda não tenha sido vacinada pode beneficiar da vacinação gratuita, bastando dirigir-se ao Centro de Saúde/USF da sua área de residência. Por sua vez, os rapazes nascidos a partir de 2009 também podem fazer a vacina gratuitamente, no Programa Nacional de Vacinação (PNV), a partir de Outubro de 2020.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM