COIMBRA,3 de Dezembro de 2021

“Alminhas na Quaresma” em Castanheira de Pêra

7 de Março 2021 Rádio Regional do Centro: “Alminhas na Quaresma” em Castanheira de Pêra

A Câmara Municipal de Castanheira de Pêra está a promover e a divulgar o seu património tradicional, através de uma exposição virtual, durante a Quaresma, onde durante dos 40 dias se publica diariamente nas redes socais Facebook, uma “alminha”.

Trata-se de recantos do simbolismo espalhados pelo concelho de Castanheira de Pêra, sendo um dos mais ricos e com maior número destes lugares de culto popular entre caminhos e encruzilhadas.

Está, igualmente, a ser preparado um roteiro cultural de turismo associado a estes sítios, que têm atraído muitos visitantes e curiosos ao longo do tempo.

A maioria destes nichos são de “conservação e manutenção” privada, que devotos fazem por heranças seculares, sendo na maioria dedicados a “Almas do Purgatório”, como a outros cultos.

A maioria do trabalho fotográfico foi feita por Filipe Lopo, que outrora foi também colaborador num pequeno livro sobre esta temática.

Esta iniciativa está a decorrer online na página do Facebook da autarquia, devido às limitações causadas pelo estado de emergência da pandemia Covid-19.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM