COIMBRA,16 de Outubro de 2024

Água aumenta em Góis, Lousã, Pampilhosa, Penacova, Penela e Poiares

13 de Dezembro 2019 Rádio Regional do Centro: Água aumenta em Góis, Lousã, Pampilhosa, Penacova, Penela e Poiares

Os presidente de Câmara João Henriques, Luís Matias, Humberto Oliveira e Luís Antunes, na apresentação da nova empresa intermunicipal

 

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte, que agrega 11 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, vai aumentar o preço da água em cerca de 10 por cento no início de 2020, foi hoje anunciado.

O aumento prende-se com a correcção do défice tarifário dos 11 concelhos, que, no total, atinge os seis milhões de euros anuais, a que estão obrigados pela entidade reguladora, explicou hoje o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, que lidera o Conselho de Administração, juntamente com as autarquias de Lousã e Penela.

“As tarifas vão aumentar em média 10 por cento em todos os concelhos, embora nuns seja maior do que noutros, tudo dependendo do ajustamento que cada um tem de fazer para que o preço passe a ser igual em todos os 11 municípios”, referiu o autarca, na apresentação oficial da APIN em Penela, onde está sediada.

No entanto, os municípios vão manter o tarifário social e para famílias numerosas e instituições.

Segundo Humberto Oliveira, caso não houvesse esta agregação, os munícipes de cada concelho teriam de pagar mais pelo fornecimento de água e saneamento.

Criada em 2018 para gerir os serviços de abastecimento de água, de saneamento e resíduos sólidos, a empresa de capitais públicos anunciou hoje que, já em 2020, pretende acabar com o défice tarifário total de seis milhões de euros anuais nos concelhos abrangidos.

“Estamos em sistemas a necessitar de muito investimento, que só eram possíveis através de candidaturas ao POSEUR, cuja elegibilidade só era possível através da agregação de municípios”, disse Humberto Oliveira.

O autarca de Penacova explicou que a agregação numa empresa intermunicipal se deve “ao enquadramento geral do sector e à necessidade de tornar os sistemas mais robustos, melhorar a eficiência e eficácia no setor e atingir a sustentabilidade financeira”.

“A agregação vai permitir o controlo da gestão, o aumento da eficiência dos sistemas, da capacidade de gestão e permite uma equidade tarifária, além de melhorar a capacidade de investimento que não tínhamos sem este sistema”, salientou.

Nos 30 anos do contrato de concessão, a empresa intermunicipal prevê investir 137 milhões de euros, 44 dos quais já nos próximos anos, sendo 40 milhões na área do saneamento, dois milhões em ferramentas de eficiência hídrica e dois milhões na requalificação das redes de abastecimento já existentes.

A APIN agrega os sistemas municipais de abastecimento público de água, de saneamento, de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos dos municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (do distrito de Coimbra).

Abrange uma área de quase 2 000 quilómetros quadrados em territórios de baixa densidade, habitados por 84 00 habitantes e com 65 000 alojamentos.

João Henriques, Luís Matias, Humberto Oliveira e Luís Antunes na apresentação da nova empresa intermunicipal

 

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM